balde-bebe-

O banho de ofurô ou também conhecido como banho no balde tem se tornado bastante popular entre as mães e as grávidas de plantão. Criado por obstetras e enfermeiros, em 1997, na Holanda, ele proporciona a bebês a sensação aproximada do útero, de conforto, aconchego e tranquilidade. Auxiliando, dessa forma, a transição e adaptação do pequeno ao novo ambiente.

O design do ofurô, segundo especialistas, oferece ao bebê essa associação com o útero, pelo fato do pequeno ficar em posição fetal, sentado ao fundo e com as pernas e os braços encolhidos. A água morna, em temperatura entre 36 e 37 graus, até no máximo a altura dos ombros, ainda auxilia essa ambientação.

bath-bucket

O momento no ofurô serve como forma de relaxamento para o bebê, portanto, acaba tendo o tempo de duração maior que um banho tradicional. Bebês, desde os recém-nascidos até o sexto mês, podem usufruir desse tipo de banho.

Em geral, a banheira pode ser substituída pelo ofurô, considerando que os pais poderão fazer a higienização no próprio ofurô. Por outro lado, o banho acaba ficando um pouco mais difícil para os pais, pelo design do ofurô. Uma boa dica seria manter a banheira para a higienização e utilizar o ofurô apenas para momentos de relaxamento. Especialistas ainda recomendam o ofurô para banhos mais próximos à hora de dormir, deixando o pequeno mais calmo e até mesmo evitando e/ou aliviando possíveis cólicasveja 5 formas de aliviar a cólica do bebê.

Como dar o banho no balde

Primeiramente, é importante que o balde seja adquirido especialmente para bebês, com todo o design e segurança necessária para os pequenos. Uma boa dica é colocá-lo na lista do enxoval de bebê.

ofuro

O ofurô ou balde deve ser cheio até uma altura referente à ¼ da sua capacidade total.  Assim, quando o bebê sentar, a água deverá subir até, no máximo, a altura dos ombros dele. A água deve ser morna, em temperatura entre 36 e 37 graus.

O pequeno deve ser colocado sentado e apoiado no fundo do ofurô. Até o terceiro mês, os nenéns, normalmente, ainda não conseguem deixar a cabeça firme, portanto, é importante que os pais segurem a cabecinha do bebê, colocando as mãos abaixo do queixo dele.

bucket-bath

Dica: aproveite esse momento para criar um ambiente ainda mais calmo e tranquilo para o bebê. Coloque músicas ou cante para ele e deixe a luz reduzida, para ele ficar ainda mais relaxado.

Dica de ouro: é importante que o bebê tenha uma rotina, até mesmo para ter uma melhor noite de sono. Dar um banho morno um pouco antes de dormir, ajuda o bebê a relaxar e pode ajudar na hora de colocá-lo na cama.

Saiba os erros e acertos comuns sobre a hora de dormir do bebê.

Veja como montar um perfeito enxoval de bebê.


No EuNeném você cria sua  lista de enxoval de bebê com produtos de qualquer loja. Pode compartilhar sua lista com amigos e familiares e ganhar presentes durante toda a gravidez. Experimente agora!

Banho de Ofurô: Descubra os benefícios para o bebê
4.7 (93.33%) 3 votes

Recommended Articles