Bolsa Maternidade: Como montar – Guia do Enxoval de Bebê

 

bebe-mala

Entre os diversos preparativos do enxoval de bebê, a bolsa maternidade é o item que mais provoca dúvidas nos pais, principalmente, marinheiros de primeira viagem. Nesse momento, os sentimentos e as sensações ficam a flor da pele e os pais se sentem cada vez mais perto da chegada do pequeno. Questionamentos, como qual o melhor período da gestação para iniciar a organização da mala ou ainda quais itens devem estar presentes, são bastante comuns nessa fase.

Em geral, especialistas afirmam que, entre o sexto e o sétimo mês de gestação, já é importante que os pais comecem a preparar a bolsa maternidade. Essa recomendação considera que, em alguns casos, o bebê pode nascer a partir do sétimo mês, o que não é normal, mas pode acontecer. Portanto, para evitar possíveis surpresas, é sempre bom que os pais comecem a preparação da mala com uma certa antecedência.

Outro ponto relevante que os pais devem considerar para iniciarem quanto antes a organização da mala da maternidade é a condição da mãe já ao final da gravidez, levando em conta que a barriga estará cada vez maior e ela poderá ficar mais cansada facilmente.

Por outro lado, algumas mães optam por arrumar a mala mais ao final da gestação, entre o oitavo e o nono mês, quando o bebê já está pronto para nascer.

Para tentar dar uma forcinha a mais nesse momento e facilitar a vida dos papais de primeira viagem, preparamos um guia sobre o que é essencial ter na mala da maternidade e algumas das nossas dicas de ouro.

Confira o que iremos abordar nesse guia:

  • Escolha da bolsa maternidade;
  • Organização da mala do neném;
  • Bolsa de bebê para maternidade;
  • Conjunto para saída da maternidade;
  • Itens essenciais para a mala da mãe;
  • Organização da mala da maternidade para o pai;
  • Itens que não podem ficar para trás;
  • Lembrancinha da maternidade;
  • Depoimento de uma mãe de primeira viagem.

 Primeiro passo: escolha da mala

mala-maternidade-

Antes de começar a separar os itens que serão levados para a maternidade, tanto dos pais quanto do bebê, a primeira etapa é escolher a mala, uma para a mãe e outra para o pequeno. Elas não precisam ser grandes, na verdade, nem é recomendado. Os pais podem usar como referência para o tamanho uma mala de viagem de mão.

Fica a dica: os pais também podem preparar uma única mala, colocando os itens do bebê junto aos deles.

Em partos normais, mães e nenéns são, normalmente, liberados em um ou dois dias. No caso de cesáreas, em média, após três dias. É importante que os pais usem esses dados para organizarem a mala.

Dica de ouro: coloque um item ou outro a mais, em caso de alguma emergência.

Fique atento: o pai também poderá passar um dia no hospital, portanto, é importante também separar alguns itens para ele.

Atualmente, o mercado possui variados tipos de malas para bebês, inclusive, modelos que poderão ser utilizadas não somente para maternidade, mas também para quando forem passear com o pequeno.

Organização da bolsa maternidade do bebê

maternidade-malaPara facilitar a organização da mala e até mesmo o momento das trocas de roupa, que serão auxiliadas por uma enfermeira, a dica são saquinhos de tecido ou plástico transparentes. Em cada um deles, os pais podem deixar separado um conjunto de roupa para cada dia, contendo macacão, body, calça, meias e luvas.

O bebê trocará de roupa, em média, três vezes ao dia. Portanto, separe de seis a nove conjuntos.

Bolsa de bebê para maternidade

maternity-suitcase

Itens e quantidades que alguns pais e especialista elegem como fundamentais na mala da maternidade do bebê:

  • Macacão tamanho RN.

Quantidade: 6

Dica: opte por opções de manga comprida e com pé, aquecem mais o bebê. É importante que eles tenham botões na parte da frente, pois facilitam nas trocas de fraldas.

  • Body tamanho RN.

Quantidade: 6

Dica: dê preferência as opções de manga longa, aquecem mais o bebê que ainda é muito novinho. Em estações mais frias, ainda podem ser utilizados por baixo dos macacões. Quer saber mais sobre roupinhas de nenéns e estações? Confira o post sobre roupinhas ideais para cada estação do ano.

  • Calça com pé, o famoso mijão.

Quantidade: 6

  • Manta

Quantidade: 2

Dica: escolha uma opção mais quentinha e outra um pouco mais leve.

Quantidade: 2

  • Casaquinho

Quantidade: 2

Dica: opte por casacos mais quentes, porém, fique de olho nos tecidos. Escolha opções hipoalergênicas ou que não provoquem alergias, como algodão e linho.

Temos algumas dicas sobre tecidos no post roupinhas ideais para cada estação do ano.

  • Pares de meias.

Quantidade: 6

Quantidade: 1

  • Fralda de tecido.

Quantidade: 2

  • Paninho de boca.

Quantidade: 3

Saiba todas as diferenças entre os vários tipos de paninhos.

Dica de ouro: as roupinhas do bebê precisam ser lavadas antes de serem usadas. Especialistas recomendam que elas sejam lavadas apenas com as peças de bebês e com sabão neutro. Caso queira utilizar amaciante, opte por opções hipoalergênicas.

Itens de higiene para o bebê

  • 1 toalha de banho.

Fique de olho: o tecido da toalha precisa ser bem macio para não machucar a pele do neném.

  • Shampoo e sabonete para recém-nascidos.
  • 1 pacote de fraldas tamanho RN.
  • 1 pomada para prevenção de assaduras.
  • Lenços umedecidos ou algodões.

Conjunto para a saída da maternidade

saida-maternidade-urso

As roupas para saída da maternidade, em grande parte, são compostas de macacões e mantas, muitas vezes como conjuntos. Não é necessário que os pais comprem uma roupinha específica para a saída da maternidade. Por outro lado, um conjunto com a combinação do macacão com a manta fica um charme e deixa o bebê ainda mais gracioso, com uma roupinha especial para o dia da despedida da maternidade.

Bolsa maternidade da mãe

 

mala-mae

Assim como o bebê, a mãe ficará no hospital alguns dias e precisará de alguns itens para esse período. Separamos alguns deles que as mães, em geral, elegem como essenciais para a maternidade:

  • Camisola ou pijama.

Quantidade: 3.

Dica: ela precisa ter uma modelagem fácil para poder amamentar o pequeno. Dê preferência a modelos que tenham abertura na frente.

  • Sutiã para amamentação.

Quantidade: entre 2 e 3.

Dica: eles precisam ter uma abertura fácil para a amamentação.

  • Produtos de higiene pessoal, como escova e pasta de dente, fio dental, shampoo, condicionador, hidratante, sabonete.
  • Toalha de banho e rosto.

Quantidade: 1 de cada.

Quantidade: 6

Dica: dê preferência às maiores e mais confortáveis.

  • Chinelo ou pantufas.

Quantidade: 1

Para as visitas: nesse momento, as visitas serão constantes. Uma dica é ter um penhoar para jogar por cima da camisola, caso ache necessário. Ele também servirá para andar pelo hospital.

Não se esqueça: na mala de maternidade da mãe, também será necessária uma roupa para saída do hospital. A dica fica para uma peça mais confortável e compatível à estação do ano.

Dica de ouro: caso o bebê nasça em uma estação mais fria – confira o texto sobre as roupinhas ideais para cada estação do ano -, vale a pena separar casacos, meias e pijamas mais quentes. O ambiente do hospital, normalmente, é um pouco mais frio.

Bolsa Maternidade do pai

mala-do-pai

Por mais que o pai tenha a flexibilidade de poder ir para casa em qualquer momento, é importante que alguns itens sejam separados para eles, caso queiram dormir na maternidade. Além disso, assim como a mãe, ele passará muito tempo nesse local.

Confira alguns itens que pais, em geral, elegem como essencial:

Quantidade: 1

Quantidade: 1

  • Conjunto de roupa completo (calça, blusa e meias).

Quantidade: 1

  • Roupas íntimas.

Quantidade: 1

  • Kit de higiene pessoal.

Dica: esses itens poderão ser os mesmos que a mãe levará. Fica atento, apenas, a produtos de uso pessoal que não possam ser compartilhados, como escova de dente.

Fique de olho: itens que não podem ficar de fora

Com tantos itens para serem separados, é normal que os pais se esqueçam de um ou outro produto. Entretanto, é importante que os documentos sejam os primeiros a serem separados, como a carteirinha do plano de saúde e todos os documentos dos pais e os necessários para a internação.

Outro item importante é a máquina fotográfica. Como deixá-la para trás? Um dos momentos mais especial e esperado precisa ser registrado com câmera de boa resolução.

Dica: é sempre bom colocar alguns produtos para lanches rápidos na mala da maternidade, como biscoitos, barras de cereais, água e sucos.

Lembrancinha da maternidade

A visita de familiares e amigos na maternidade, logo que o bebê nasce, é bem comum. Diante disso, muitos pais entregam a cada visitante uma lembrancinha simbólica, como forma de agradecimento e até mesmo para registrar a data.

lembrancinha-maternidade

A lembrancinha não são uma regra e não é necessário levá-las para maternidade. Porém, elas se tornam um símbolo e uma lembrança a mais para aqueles que visitaram o pequeno logo quando nasceu.

As opções de lembrancinhas são diversas e para todos os gostos, como chocolates e docinhos, sachês com cheirinhos, toalhinhas de mão, difusor de ambientes, imãs personalizados, entre outras. O importante, na verdade, é que elas tenham sintonia com a personalidade e preferências dos pais.

lembrancinha

A apresentação das lembrancinhas é outro ponto forte, elas precisam ser atraentes e remeter ao bebê. Afinal de contas, ela precisa ser um mimo. Hoje, existem embalagens personalizadas, em formato de sapatinhos, por exemplo.

Muitas histórias e emoções: depoimento de uma mãe de primeira viagem

gravidez-final

Camila Duarte, mãe da Maria Luiza, que já está quase chegando, está prestes a entrar na quadragésima semana e compartilha que, ao longo de todos esses meses, ela e o seu marido vivenciaram diversos sentimentos e sensações. E agora, na reta final, está sentindo uma ansiedade que ela mesmo descreve como incrível. “Ficamos mais atentos a qualquer indício de que a hora é agora. Mas parece que tudo, até mesmo esta ansiedade, fica cercada de uma magia e um sentimento inexplicavelmente deliciosos”, completa.

A mãe da Maria Luiza relata que começou a organização da mala da maternidade quando completou 37 semanas, período em que o bebê é considerado pronto para nascer. Hoje, ela já está com as lembrancinhas e o quarto arrumados, bem como, a mala da maternidade.

Durante a organização da mala, ela optou por colocar um pouco de tudo que possa precisar na maternidade. Foram quatro kits de troca de roupas, fraldas descartáveis, pomada preventiva de assadura, paninhos de boca, mantas, acessórios para a cabecinha do neném, meias, roupa para saída da maternidade, toalha e lembrancinhas.

“Sempre dou uma revisada em ambas as malas, o que acaba gerando pequenas modificações ou acréscimos, na maioria das vezes, são acréscimos. Mas nada que fuja muito dessa lista”, comenta.

Camila conta que uma roupinha mais que especial foi separada para a saída da maternidade. A avó materna comprou um lindo conjunto de macacão e manta para o dia e, para manter a tradição da família do pai, foi feita uma batinha, utilizando uma camisa do próprio pai. “É uma simbologia para que a criança também tenha contato com algo do pai, já que passou esses nove meses somente em contato com a mãe. Foram os tios, Flávia e Antônio, que deram a batinha de presente para ela”, explica.

Para a mala dos pais, Camila comentou que colocou roupas leves, tanto para ela quanto para o marido, pijamas, penhoar, toalhas, chinelos e roupas íntimas, bem como produtos de higiene pessoal. Ela também disse que a máquina fotográfica já está separada, para registrar todos os momentos.

Pequenos detalhes

Para os preparativos em casa e todos os detalhes para a chegada do bebê, a mãe da Maria Luiza conta que assim que soube o sexo do pequeno foi as compras e começou a montar o enxoval de bebê. Começando pelos itens maiores, como berço, móveis e carrinhos e depois para os demais produtos do enxoval, paninhos e vestidos.

Agora, só falta a Maria Luiza chegar!

Saiba algumas dicas para montar o enxoval de bebê sem saber o sexo.


No EuNeném você cria sua  lista de enxoval de bebê com produtos de qualquer loja. Pode compartilhar sua lista com amigos e familiares e ganhar presentes durante toda a gravidez. Experimente agora!

Bolsa Maternidade: Como montar – Guia do Enxoval de Bebê
Média 5 de 5 (100%), de 2 avaliações

Receba vídeos e informações para se preparar para o parto!