Chá de Bebê: Como fazer – O Guia Completo para fazer o seu!

Chá de Bebê: Tudo o que você precisa saber para fazer o seu!

É unanimidade entre as futuras mães que o momento da gravidez traz junto uma onda de novos sentimentos e sensações, o tornando ainda mais emocionante. O período da gestação é tão importante e especial quanto o dia da chegada do pequeno. Desde o primeiro momento, em que a mãe fica ciente sobre a gravidez, inicia-se um processo complexo e ao mesmo tempo sutil de conexão, entre mãe e filho, não somente físico, mas também psicológico.

A cada semana da gravidez, os laços entre pais e filhos vão aumentando e a ansiedade parece crescer junto. Durante esses nove meses de espera, outros pequenos detalhes auxiliam nesse elo e preparam a chegada do neném, como a lista e preparação do enxoval de bebê, o quarto do pequeno e entre outras dezenas de particularidades.

Esse período ainda deixa os pais, principalmente, os marinheiros de primeira viagem, com os sentimentos à flor da pele. Basta ver um bebê passando por eles que já é motivo para se emocionarem. Loja para crianças então, são uma verdadeira tentação, em cada uma delas eles se derretem e desejam levar tudo que vêem pela frente. A lista do enxoval de bebê torna-se ainda mais importante nesse momento, para se organizarem e fugirem de itens sem muita utilidade.

Com tantos detalhes para organizar e com uma lista extensa de itens essenciais para adquirir, o chá de bebê torna-se uma boa alternativa para auxiliar os pais nesse momento.

Para ajudar na organização do chá de bebê, preparamos um guia com tudo que todos os pais precisam saber sobre o assunto.

Como fazer um Chá de Bebê – Confira o que iremos abordar:

  1. Chá de bebê;
  2. Chá de fralda;
  3. Chá de revelação;
  4. Chá de bebê online;
  5. Como fazer uma festa de chá de bebê;
  6. Convite chá de bebê;
  7. Convidados chá de bebê;
  8. Decoração de chá de bebê;
  9. Bolo de fraldas;
  10. Ideias Chá de Bebê;
  11. Comidas para o chá de bebê;
  12. Chá de bebê econômico;
  13. Fotos chá de bebê;
  14. Brincadeiras de chá de bebê;
  15. Lembrancinhas de chá de bebê;
  16. Lista de chá de bebê – os itens essenciais da lista.

 

Chá de Bebê

O chá de bebê, na verdade, é uma festa, com o intuito de ajudar os pais a comporem a lista do enxoval e receber amigos e familiares para compartilharem o carinho pelo pequeno que está chegando.

Nesse evento, os pais, com o auxílio de alguns amigos e/ou familiares, preparam uma recepção para os convidados, os quais levam presentes para o neném.

O chá de bebê é uma tradição no Brasil e em outros países também, como nos Estados Unidos.  Normalmente, ele é marcado no sétimo mês da gravidez – em média, na 30ª semana  -, quando a mãe já está com a barriga maior e com uma presença mais marcante da gestação.

Outra versão desse evento é o chá de fralda, no qual os convidados presenteiam o bebê com um item específico, um pacote de fraldas descartáveis. Este é um dos itens mais utilizados do enxoval de bebê.

Chá de fralda

Um dos itens que será mais utilizado pelo bebê e por maior tempo serão as fraldas descartáveis, indo do menor tamanho ao maior. Na mala da maternidade, já será necessário ter um pacote de fraldas e o bebê começará a usá-la desde o primeiro dia de vida.

Diante disso, o chá de fralda se tornou bastante comum, principalmente, pela economia que os pais conseguem ao ganharem dezenas de pacotes.

Em contrapartida, bebês possuem a pele muito sensível e o sistema imunológico deles ainda não está completamente formado. Portanto, eles acabam ficando mais propícios a alergias e irritações. Com isso, podem desencadear quadros alérgicos a algumas marcas de fraldas, tanto na primeira vez de uso quanto dias depois.
(veja Como escolher a fralda ideal para o seu bebê?)

Nesse caso, a dica é fazer o chá de bebê ou fraldas online, o qual otimizará os presentes e evitará problemas de desperdícios e, até mesmo, não será necessário encontrar um local para estocar os vários pacotes de fraldas, pois as fraldas ganhas no chá costumam ocupar um armário por um bom tempo.

Chá de revelação

O chá de revelação é uma festa oferecida pelos futuros pais com o objetivo de revelar o sexo do bebê aos familiares e aos amigos. A festa surgiu nos Estados Unidos, na última década, e vem aumentando sua importância a cada dia, chegando até, em alguns casos, em substituir os tradicionais chás de bebê. Em alguns casos, os pais têm até optado pela junção de todos os eventos em um só, trazendo mais praticidade, e sem, ao mesmo tempo, deixar essa forte tendência de lado.

– Como funciona o chá de revelação?

Ele normalmente acontece logo depois que o sexo do bebê pode ser conhecido, normalmente, entre a 18ª e 20ª semana. Período quando o médico consegue afirmar o sexo do bebê, com uma certeza de 90% a 100%.

Os pais costumam entrar na brincadeira e somente descobrir o sexo do pequeno durante o evento, com os convidados. Para tanto, é necessário que haja um apoio de um amigo próximo ou algum familiar, o qual será o único que saberá o sexo do bebê e tomará frente dos preparativos para a revelação.

Para revelar o sexo do bebê, vale a pena soltar a criatividade. O mais usual é que a revelação seja feita no momento em que se corta o bolo, quando o interior dele revela o sexo do pequeno por meio da cor, sendo rosa para meninas e azul para meninos.

Outra possibilidade é utilizar balões para a revelação. Nesse caso, um balão de cada cor é entregue aos pais, um azul e outro rosa, eles tentam encher o balão instantaneamente. Nesse caso, o balão que não indica o sexo do bebê estará furado e somente um balão ficará cheio, revelando o sexo do pequeno, de acordo com a cor, sendo rosa para meninas e azul para meninos.

Quer saber mais sobre o chá revelação? Veja como contar o sexo do bebê.

Chá de Bebê Online

As facilidades do chá de bebê online são imensas, tanto para os pais quanto para amigos e familiares. Estes, muitas vezes, sentem-se perdidos na hora de comprar um presente para o bebê e até mesmo, com a correria do dia a dia, acabam tendo o tempo reduzido para ir a uma loja. O chá online traz exatamente essa facilidade. Nele, os convidados já encontrarão uma lista de possíveis presentes para o bebê e para escolher o produto, basta entrar na plataforma pela internet e selecionar um dos itens.

O chá de bebê online ou chá de bebê virtual é uma novidade e vem sendo a opção para alguns pais que possuem familiares e amigos em outras cidades e uma boa escolha devido a sua praticidade e facilidade.

– Mas, afinal de contas, o que é o Chá de Bebê Online?

É um site, como o EuNeném.com, em que os pais acessam pela internet e criam uma lista com produtos essenciais para o bebê e podem compartilhá-la com amigos e familiares. Estes, por sua vez, podem selecionar um produto ou mais e fazer a compra online, sem precisar sair de casa e se preocupar em encontrar um produto ideal para o pequeno.

Para fazer uma lista virtual de enxoval de bebê é mais simples do que muita gente imagina. Basta fazer um cadastro, utilizando o endereço de e-mail ou por meio do perfil do Facebook. Em seguida, escolher os produtos para compor a lista do enxoval de bebê – o site, EuNeném, dá algumas sugestões de produtos. Feito isso, basta compartilhar a lista com amigos e familiares. Uma boa dica é criar um evento no próprio Facebook ou um Grupo no Whatsapp para divulgar a lista e até mesmo informações sobre o evento virtual.

Os pais, posteriormente, podem retirar o valor dos presentes em dinheiro e utilizá-lo para a compra dos itens de mais necessidade. Assim não há desperdício e eles podem adquirir mais produtos depois que o bebê nascer. Outra facilidade do chá de bebê online é que os pais não precisarão arrumar um local para estocar as dezenas de pacotes de fraldas e, como já dissemos anteriormente, evitam desperdícios, caso o neném tenha alergia a alguma marca.

O chá de bebê online ainda dá a possibilidade de amigos e familiares, que moram em outras cidades, poderem presentear o pequeno de uma forma prática, rápida e segura.

Hoje, é muito comum que familiares morem em outras cidades. Eles sabem que o chá de bebê é um momento importante para a vida dos pais e da criança. Diante disso, o chá de bebê virtual torna-se a oportunidade perfeita para que amigos e parentes, os quais residem em locais distantes dos pais, possam participar.

– Chá de bebê online: a festa física continua

A opção pelo chá de bebê virtual não significa abrir mão da festa. Mesmo com a lista online de presentes para o bebê, os pais podem preparar um evento para reunir amigos e familiares e compartilhar as emoções e delícias da gravidez. Uma dica é colocar no convite do chá o endereço do site que os convidados poderão acessar para a compra online do presente.

O evento ficará bem próximo do que hoje já é realizado em casamentos, nos quais os convidados não precisam levar o presente no dia da festa. O evento fica para os convidados aproveitarem o momento e compartilharem as emoções e alegrias com os futuros pais.

Como fazer a festa de chá de bebê

Com tantos detalhes para organizar, o primeiro passo para começar a preparar o chá de bebê é escolher a data do evento. O ideal é que ele aconteça entre o 7º e 8º mês de gravidez, mais próximo da chegada do pequeno e ainda sem risco do bebê chegar antes. Esse período da gestação também é o ideal pelo fato da grávida ainda não sofrer muito com inchaços e enjoos, o que a ajuda a aproveitar ainda mais a festa.

É importante também pensar no horário e data do evento. O fim de semana é sempre mais indicado, para que os pais tenham tempo de organizar e, até mesmo, facilitar para os convidados.

Os chás normalmente acontecem no período da tarde, ficando com aquela cara de chá da tarde e meio festa de criança também, sabe? Afinal, é a comemoração da chegada de um bebê.

Também é muito comum que o evento seja realizado na própria casa dos anfitriões, de algum amigo ou familiar. É importante apenas se atentar ao tamanho do local e quantidade de convidados, para que fique bastante confortável.

– Chame amigos para ajudar no chá de bebê

Como são muitos detalhes para organizar, tanto do chá quanto para a chegada do pequeno, uma ajudinha nessas horas é sempre bem-vinda. Portanto, a dica é compartilhar todo o planejamento do evento com amigos e familiares e pedir uma mãozinha na organização. Assim, tudo ficará mais leve e divertido, sem contar que os pais poderão curtir ainda mais esse momento.

Convite chá de bebê e convite chá de fraldas

Ele pode ser físico, virtual ou até mesmo por telefone, fica a critério de cada pai e mãe. O importante é não faltar criatividade na hora de criar o seu (confira algumas ideias para o convite do chá de bebê).

Quando for preparar o convite de chá de fralda ou chá de bebê, é necessário que haja algumas informações básicas, como data, horário e local do evento, além do endereço do site para a compra do presente. Uma boa ideia que fica um mimo é colocar também o nome do pequeno no convite (veja Convite de chá de bebê: modelos, inspirações e mais!).

Dica: os convites virtuais são mais simples e rápidos, além de serem mais econômicos. Como a maioria das pessoas hoje possuem a rede social Facebook, os pais podem criar um evento por lá e convidar amigos e familiares. É importante que ele seja entregue ou enviado aos seus convidados com um pouco de antecedência, para que eles possam se planejar. O ideal é divulga-lo com pelo menos um mês de antecedência. Depois disso, na medida em que o evento for se aproximando, é necessário que sejam feitos reforços, para não deixar que ninguém se esqueça da data.

Com a lista de presentes virtual, não é necessário indicar um presente para cada pessoa no convite. Os convidados poderão escolher qualquer produto da lista, pois ele será apenas simbólico, já que os pais, posteriormente, poderão tirar o dinheiro referente aos presentes.

(Crie aqui o Convite gratuito do seu Chá de Bebê)

Ponto importante: o tema da festa. É importante que o convite tenha uma relação com os pais e com o tema da festa (caso esteja nos planos ciar um tema). Exemplo: se os pais são mais românticos, vale abusar das rendas, filós, flores e outros itens charmosos. Para pais mais modernos, a dica fica para elementos gráficos e minimalistas, sem deixar, claro, a fofura que a chegada de um bebê tem que trazer.

O tema em si também é outro ponto relevante, o convite do chá precisa ter total relação com a decoração da festa, considerando as cores e todos os outros detalhes. Se o tema da festa é Safari, não tem como colocar renda no convite. Não é mesmo?

Confira 18 dicas criativas para o convite do chá de bebê.

Outro detalhe interessante, que muitos pais inserem no convite, é pedir a confirmação de presença, assim, conseguem organizar os comes e bebes de acordo com a quantidade de pessoas confirmadas. No convite virtual você pode fazer a sua lista convidados com confirmação de presença online também e acompanhar todas confirmações.

O que escrever no Convite do Chá de Bebê?

Que tal trocar o tradicional “venha celebrar conosco” por uma chamada mais criativa? Com certeza, escrever uma mensagem mais pessoal vai incentivar os convidados a comparecerem, além de deixar toda a festa mais personalizada e a cara dos pais.

Algumas ideias para as frases:

  • Estou chegando e já quero festa! Venha para o meu chá de bebê!;
  • Te espero aqui de dentro da barriga da mamãe para tomar um chazinho comigo!;
  • Lá vem a cegonha, vamos celebrar! Mamãe já está risonha, só falta você chegar.

É bom relembrar os pontos essenciais que precisam estar no convite de chá de bebê, para não deixar faltar nenhuma informação importante, não é mesmo? Afinal, sem elas, não tem como o seu chá ser um sucesso!

Confira o checklist abaixo antes de enviar os seus convites:

  • Nome do bebê e/ou dos pais;
  • Endereço de onde vai ser realizado o chá;
  • Data e hora da festinha;
  • Link para a lista de presentes e/ou chá de bebê online (monte aqui sua lista de presentes gratuita);
  • E-mail, telefone ou página online para confirmar presença;
  • Nome do convidado (e parceiro, se houver).

convite de chá de bebê pode até não ser a primeira coisa que você fez ao planejar a festa, mas ele é o primeiro contato dos convidados com o evento, por isso, quanto mais você caprichar, melhor!

Convidados para o chá de bebê

Hoje, não existe mais uma regra de quem deve ser convidado para o chá de bebê. O importante é que sejam pessoas próximas, como amigos e familiares, os quais poderão compartilhar as alegrias da chegada do pequeno junto com os futuros pais.

Antes de começar a montar a lista de convidados do chá de bebê, é importante avaliar algumas questões, como o orçamento disponível, a estrutura do local e, até mesmo, o estilo e porte da festa. Primeiro ponto a se pensar é o formato do evento, se ele será uma reunião mais íntima, com pessoas próximas, ou uma big party. A partir dessa decisão, comece a montar a lista dos convidados.

Dica de ouro: uma boa opção para compartilhar esse momento com as pessoas que moram em outras regiões é fazer o chá de bebê online. Por ele, é possível montar a lista de enxoval virtualmente e compartilhar com todos os amigos e familiares pela internet. É muito simples! Cada convidado compra um presente simbólico e os pais retiram o valor arrecadado.
Confira 4 dicas de como ganhar mais presentes.

Decoração de chá de bebê e comidinhas

Em relação à decoração, o chá de bebê se assemelha bastante a uma festa de criança, cheia de guloseimas e com detalhes charmosos.

O primeiro passo é escolher um tema para o chá de bebê, todos os detalhes, inclusive o convite, podem remeter ao tema.  Alguns exemplos são fazendinha, urso, cegonha, piquenique, entre outros. Feito isso, basta partir para a escolha da mesa, dos objetos de decoração e do painel – este ficará atrás da mesa e reforçará ainda mais a decoração. A dica é procurar várias referências de acordo com o tema escolhido para a comemoração.

Algumas alternativas práticas e fáceis para o painel são passarinhos de origami, nuvens, gotas, bolinhas e bandeirinhas. Com certeza ficará um charme!

(Veja aqui 40 ideias de decoração chá de bebê para você fazer o seu).

Por falar em bolo, a mesa principal, no qual ele ficará, merece uma atenção especial. Ela, assim como o painel, tem um importante papel para compor toda a decoração e dar aquela beleza a mais no evento.

O tradicional bolo pode ser decorado ou apenas simbólico, como o bolo de fraldas descartáveis, o qual pode ser feito pelos próprios pais.

Dicas de centro de mesa chá de bebê

As delícias da festa ficam para os doces, os quais podem ser decorados de acordo com o tema ou na forma tradicional, deixando a decoração para pequenos objetos que serão colocados na mesa. Uma dica é encher pequenas mamadeiras com balas e/ou chocolates e colocá-las na mesa. Fica um charme!

(Veja aqui 25 ideias apaixonantes para seu Bolo de Fraldas)

Os próprios doces ainda podem ser utilizados para enfeitar a mesa, com forminhas coloridas, remetendo as cores da festa. Doces personalizados também ficam um charme, decorados de acordo com o tema do evento.  Por exemplo, para festas com o tema super em alta, balão de ar, vale a pena enfeitar os docinhos com balões, nuvens e aviões.

Mais uma dica: para preparar um evento de chá de bebê mais econômico, os pais podem cuidar de toda organização e colocar a mão na massa. O importante é pesquisar bastante sobre o tema da festa e garimpar produtos de decoração em lojas ou na internet. Para decoração, os pais podem utilizar alguns artigos de neném que já possuam em casa, como bichos de pelúcia e roupinhas de bebê.

Bolo de fraldas

O bolo de fraldas descartáveis é muito simples e pode ser feito pelos próprios pais, além de deixar a mesa um charme. O importante é que ele tenha total conexão com o tema da festa, trazendo as mesmas cores e até algum enfeite principal. Por exemplo, se o tema for safari, vale a pena colocar animais para enfeitá-lo.

bolo-de-fraldas-eunenem-02 bolo-de-fraldas-eunenem-08

(Veja aqui mais 25 ideias apaixonantes para seu Bolo de Fraldas)

Como fazer bolo de fraldas

Ideias para Chá de Bebê

Se você está procurando ideias para fazer um chá de bebê inesquecível, tenho certeza que vai gostar das dicas que separamos! Selecionamos muitas inspirações para você fazer a sua decoração de chá de bebê, das opções mais simples às mais sofisticadas.

Lembre-se a decoração da mesa principal é o item mais importante para a festa. Uma dica é usar os próprios doces para enfeitar, escolha forminhas das cores da festa e faça alguns doces personalizados, vai ficar um charme!

Separamos aqui outras 40 ideias para fazer um lindo Chá de Bebê

O que servir no Chá de Bebê?

Após escolher todos os detalhes da decoração do chá de bebê chega o momento de definir o horário da comemoração. Afinal, o horário da festa influencia diretamente nos quitutes que serão servidos – veja o que servir no chá de bebê. Assim como foi destacado na parte da decoração, as comidinhas para um chá de bebê se assemelha bastante a uma festa de criança, cheia de guloseimas.

Confira a quantidade de comida e bebida para o chá de bebê.

Pensando nisso, separamos algumas dicas do que servir conforme o horário da festa:

– Brunch (próximo ao horário do almoço – 11h):

O cardápio do brunch, que também pode ser chamado de pequeno almoço, inclui alimentos tradicionalmente servidos no café da manhã e alguns pratos reforçados, como: leite, café, chá, suco de frutas, água, pães, bolos, frios, biscoitos, geleias, frutas, omelete ou ovos mexidos, saladas, tortas salgadas, crepes recheados, panquecas.

Se optar por servir bebidas alcoólicas, as mais indicadas para esse horário são: vinho e espumante.

 

– Chá da tarde (entre 16h /17h):

A grande maioria das mamães escolhe esse horário para comemorar. O cardápio do chá da tarde não tem segredo, sirva o que há de melhor para realizar um lanche leve e variado, como: suco de frutas, água, chá, refrigerante, salgados, mini pizzas, mini sanduíches, torradas com patês variados, canapés, pães de queijo e outras finger foods (comidinhas para comer com as mãos).

Se optar por servir bebidas alcoólicas, as mais indicadas para esse horário são: drinks, espumante e cerveja.

No caso dos doces, independe do horário da comemoração, eles podem ser decorados de acordo com o tema ou na forma tradicional, deixando a decoração para pequenos objetos que serão colocados na mesa. Algumas ideias de doces para servir são: brigadeiro comum ou gourmet (todo mundo ama!), beijinho, cupcakes, biscoitos decorados, brownie, bem nascidos e balas.  

Chá de Bebê Econômico

Belas festas não significam necessariamente altos custos. É totalmente possível preparar um chá de bebê simples, lindo e econômico. Confira as dicas para fazer um chá de bebê barato. Para tanto, é necessário que os pais, primeiramente, escolham um tema e pesquisem muitas referências. Feito isso, tudo deve estar muito bem planejado e organizado com antecedência, para evitar custos extras.

Outra dica importantíssima é colocar a mão na massa e fazer alguns itens da decoração. Além de ficar um charme, os pais ainda se envolvem mais com a festa e até mesmo o tema.

As comidinhas podem ser bem simples, como um chá da tarde, e o bolo pode ser apenas representativo, como o bolo de fraldas, que fica um charme.

Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora que colocar os custos na ponta do lápis.

Fotos chá de bebê

Como o chá de bebê é um momento muito especial, vale a pena registrar cada segundo dele. Caso o orçamento esteja um pouco curto para contratar um profissional, vale a pena eleger um amigo ou familiar para ajudar a tirar as fotos.

Outra boa dica, já comum em casamentos, é fazer uma hashtag e pedir para os convidados inseri-las, caso postem alguma foto nas redes sociais. Exemplo: #chádamaria

Brincadeiras de chá de bebê

Nas comemorações de chá de bebê, algumas brincadeiras são bastante comuns, trazendo dinamismo ao evento e diversão. Uma dica é fazer brincadeiras em que os convidados se envolvam e fiquem entretidos.

Um jogo divertido para o chá de bebê é pedir para alguns amigos enviarem fotos de quando eram pequenos e os futuros pais deverão acertar quem é. Caso errem, deverão pagar uma prenda.

As brincadeiras podem ou não fazer parte do chá de bebê o importante é que ele seja o momento ideal para compartilhar com as pessoas especiais as alegrias e emoções da gravidez, bem como trocar experiências sobre a maternidade.

Lembrancinhas de chá de bebê

As lembrancinhas para chá de bebê já se tornaram uma tradição. Elas são um mimo entregue no final da festa a cada um dos convidados como forma de agradecimento pela presença deles.

Mesmo que não sejam totalmente essenciais, elas simbolizam o momento do chá de bebê para cada um dos convidados, que levam para casa uma parte do evento e uma lembrança do pequeno que está para chegar.

Não é necessário nenhum luxo e nada caro para as lembrancinhas para chá de fralda ou chá de bebê. O mais importante é que ela capte a essência do momento, tendo uma relação com a festa e com a personalidade dos pais.

Essa recordação do chá de bebê pode ir de alguma guloseima a cheirinhos de ambientes. A apresentação também é bastante importante, podendo ser personalizada ou não.

(Veja Lembrancinhas de chá de bebê para meninas: 23 dicas encantadoras)

Faça você mesmo lembrancinha chá de bebê

Lista de chá de bebê – Os itens mais importantes

Com tantos produtos necessários para compor o enxoval de bebê, fica difícil separar os produtos essenciais para comporem a lista de chá de bebê. Já falamos em outro post sobre os 10 itens que não podem faltar no enxoval de bebê e eles acabam sendo uma boa dica de produtos para serem incluídos no chá do pequeno.

Para facilitar, separamos alguns produtos que podem fazer parte da lista de chá de bebê:

  • Pacote de fraldas descartáveis.
  • Termômetro.
  • Body.
  • Macacão.
  • Calça.
  • Mamadeira.
  • Meias.
  • Babador.
  • Manta e cueiro.
  • Cabides.
  • Carrinho de bebê.
  • Brinquedos e mordedores.
  • Cadeira que treme.
  • Trocador.
  • Travesseiro para amamentação.
  • Kit higiene.
  • Pomada de prevenção de assadura.
  • Mala para maternidade.
  • Roupa para saída da maternidade.

Agora que já viu muita coisa legal, faça aqui a lista de presentes do Chá de Bebê.


Você pode fazer o seu  chá de bebê online ou chá de fralda online. Compartilhar com seus amigos e resgatar os presentes em dinheiro para comprar o que você realmente precisa. Experimente agora!

4.8/5 - (66 votes)

Deixe um comentário