15 dicas para fazer um chá de fraldas perfeito e barato

O Chá de Fraldas já é uma tradição entre os futuros papais. Além de ser um evento que sempre está em alta, principalmente, pelos seus objetivos: arrecadar o maior número de fraldas e reunir amigos e familiares para comemorar ao gravidez e o bebê que está chegando.

Nesse contexto, o Chá de Fraldas se torna uma alternativa a mais para quem deseja fugir do Chá de Bebê – no qual se ganha presentes variados – e pretende focar apenas em um dos itens que os bebês mais usam: as fraldas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais para você preparar um chá de fraldas perfeito e barato, pois quem disse que não é possível fazer uma festa linda e gastar pouco?

Veja o que você encontrará, neste post:

cha-de-bebe-decoracao07

1-Planejamento do chá de fraldas

Para ter um chá de fraldas perfeito e barato, planejamento é fundamental. A organização de todas as atividades, de maneira minuciosa e com antecedência, ajuda a diminuir custos e ainda minimiza as chances de imprevistos.

O primeiro passo para que toda a comemoração saia impecável é planejar o chá de fraldas com pelo menos 60 dias de antecedência. Assim, você terá mais tempo para pesquisar preços, fornecedores, serviços, produtos e outros mais detalhes. Dessa forma, podendo fazer uma análise de valores gerais e buscando o melhor custo benefício.

Uma dica preciosa para não fugir do seu planejamento é fazer um checklist – uma lista com todos os detalhes que precisarão ser olhados para o chá. Essa lista auxiliará a organização e não deixará que nada fique esquecido para traz, além de ajudar a controlar que nenhum item saia do orçamento planejado.

Confira as dicas de uma mãe sobre chá de fraldas:

2-Data, local e horário do chá de fraldas

Outro ponto importante para organização do chá de fraldas perfeito é a definição da data, horário e local. A partir de todas essas informações, será possível decidir os outros detalhes da festa, como lista de convidados, tema e comida.

Uma boa dica para conseguir economizar um pouco é não alugar um espaço para a comemoração e utilizar a sua própria casa – caso tenha um bom espaço -, ou o salão de festas do seu prédio ou de algum conhecido que possa disponibilizar o local.

Para a data, busque um dia que seja mais fácil para reunir as pessoas, como durante o final de semana, quando a maior parte das pessoas não trabalham. O horário também é um importante ponto para economizar. As festas durante as principais refeições, como no horário de almoço ou jantar, podem ser evitadas, pois, assim, você não precisará se preocupar com um prato principal.

3-Lista de convidados

Um importante item para organização do chá de fraldas é a lista de convidados. O primeiro ponto que você deve decidir é sobre o tipo de pessoas que serão convidadas. Por exemplo: se serão somente mulheres ou se os homens também participarão; se serão somente para familiares e amigos próximos ou se os colegas de trabalho também serão convidados; e por aí vai.

6-lugares-diferentes-para-fazer-um-cha-de-bebe-e-como-fazer-a-escolha.jpeg

A dica para economizar nesse momento é colocar na ponta do lápis o número de convidados. Assim, você não deixa ninguém importante de fora e ainda controla a quantidade de pessoas.

Importante lembrar: quanto maior for a quantidade de convidados, maiores também serão as despesas. Portanto, se você quer fazer um chá de fraldas barato, evite as extensas listas de convidados. E opte por chamar apenas as pessoas mais próximas de você.

4-Lista de presentes

Normalmente, os pais sugerem que os convidados levem um pacote de fraldas cada, já indicando o tamanho desejado no convite. Dessa forma, é possível evitar o acumulo de muitas fraldas de um único tamanho.

A dica para facilitar é fazer uma lista com tamanhos e quantidades de fraldas necessárias e dividir isso entre o número de convidados.

Para facilitar, confira a tabela com a distribuição de quantidade de fraldas:

– Tamanho RN: até 4,5 kg | sugestão de 10 pacotes;

– Tamanho P: de 5 a 8 kg | sugestão de 20 pacotes;

– Tamanho M: de 6 a 11 kg | sugestão de 60 pacotes;

– Tamanho G: mais de 9 kg | sugestão de 60 pacotes.

bébé et couche

Uma boa opção para aqueles que gostam de praticidade e não possuem muito espaço em casa para estocar as dezenas de fraldas ganhadas no chá é a lista de presentes virtual. Por meio dela, os pais criam uma lista online, compartilham com amigos e familiares e recebem todos os presentes em dinheiro.

5-Chá de fraldas virtual

Seguindo por esse caminho da lista de presentes virtual, uma ótima alternativa para deixar o chá de fraldas mais barato e ainda facilitar os preparativos é o chá de fraldas virtual.

Ele é muito simples e ainda traz praticidade! Os pais criam uma lista de presentes online pelo site, a compartilham com amigos e familiares, ganham presentes pela plataforma e depois retiram o valor em dinheiro referente aos presentes recebidos.

O chá de fraldas virtual é uma ótima opção também para incluir pessoas queridas que moram distante e não poderão estar presentes no dia da festa.

Importante: fazer o chá de fraldas online não significa eliminar a opção da festa física. Nesse caso, apenas os presentes serão virtuais.

6-Tema do chá de fraldas

O primeiro passo antes de começar a pensar na decoração do chá de fraldas é definir se a festa terá um tema. A escolha de todos os detalhes girará em torno dessa definição, inclusive, o convite, as lembrancinhas, o bolo e outros itens.

Animais, marinheiro, bailarina e flores são apenas algumas ideias para ajudar a aguçar a sua criatividade. É importante ressaltar que o tema não é uma obrigatoriedade no chá de fraldas. Os pais podem optar apenas pode seguir uma linha de cor na decoração e utilizar elementos mais neutros, sem remeter a nenhum tema.

cha-de-bebe-passo-a-passo03

 

Uma boa dica para deixar o chá de fraldas mais barato é utilizar utensílios que já tenha em casa e os itens de decoração do próprio quarto do bebê. Colocar a mão na massa e fazer alguns detalhes artesanais também ajuda a diminuir custos e deixar a festa ainda mais personalizada e charmosa.

7-Convite chá de fraldas

O convite é um importante ponto na organização do chá de fraldas. Por meio dele, você convida amigos e familiares e os informa sobre todos os detalhes da comemoração.

O primeiro passo para fazer o convite do chá de fraldas é decidir se ele será físico ou virtual. Como o foco é fazer um chá de fraldas barato, a melhor opção seria o convite virtual, o qual pode ser feito a partir de um modelo disponível em sites – veja os modelos de convites de chá de bebê -, já com layouts prontos e temas variados.

cha-de-fraldas16

Caso a opção seja por algo mais personalizado e único, vale a pena investir nos convites manuais, feitos a mão.

Importante: durante a confecção dos convites, algumas informações não podem ficar de fora. Confira o checklist:

– Data;

– Horário;

– Local;

– Especificação do site de chá de fraldas online ou tamanho da fralda.

8-Chame amigos e familiares para ajudar nos preparativos

Em qualquer momento da organização, ajuda é sempre bem-vinda. Para tanto, chame familiares ou amigos próximos para apoiar tanto no planejamento quanto no dia da festa. Isso tornará a organização mais simples e ainda mais divertida, pois você a compartilhará com pessoas queridas.

A ajuda pode ser na decoração, nas comidinhas ou até mesmo com trabalhos manuais.

9-Decoração do chá de fraldas

A decoração do chá de fraldas é bastante semelhante às festas de criança, com guloseimas e detalhes charmosos. O primeiro passo é a escolha do tema, pois toda a decoração será em torno dessa definição. Se optar por não ter um tema, escolha apenas as cores que nortearão toda a decoração. Esse ponto é importante para trazer harmonia ao local e deixar a festa ainda mais bonita.

Feito isso, vá para a escolha do painel da mesa – que ficará atrás da mesa de bolo e reforçará ainda mais a decoração – e para os objetos decorativos. Durante o planejamento, aproveite para buscar referências, levando em consideração o tema escolhido.

Para economizar no painel, algumas alternativas práticas são nuvens, passarinhos de origami, gotas e bandeirinhas. Você ainda pode fazer um varal com as roupinhas do bebê.

cha-de-bebe-euenenem-01

Nas mesas dos convidados, você pode colocar algum item decorativo para deixar o ambiente ainda mais charmoso, como vasos com flores ou pequenas garrafas decoradas.

A mesa de bolo é o item que merece muito atenção, já que ela, normalmente, é a parte mais decorada do local. Pensando nisso, você pode investir em doces decorados de acordo com o tema da festa ou na forma tradicional, diminuindo custos e deixando a decoração para os objetos que serão colocados na mesa. Eles ainda podem estar em forminhas coloridas, as quais remetam às cores da festa.meu link

cha-de-bebe-tema-coisas-infantis

 

Dica: pesquise bastante sobre o tema e coloque a mão na massa. Para decoração, os pais podem utilizar alguns artigos de neném que já possuam em casa, como bichos de pelúcia e roupinhas de bebê.

10-Mesa do chá de fraldas

Para deixar o chá de fraldas mais charmoso, é muito importante que ele tenha uma mesa principal, na qual ficará o bolo e os docinhos. Caso você já possua uma mesa bonita em casa, aproveite para utilizá-la, ainda mais se ela dispensar o uso de uma toalha, o que deixará a decoração ainda mais bonita. Se precisar de toalha, opte por uma cor mais neutra, para valorizar a decoração e evidenciar os enfeites.

decoracao-cha-de-bebe-08

Uma boa dica para economizar é utilizar seus próprios vasilhames e, até mesmo, itens de decoração que você já possua ou façam parte do quarto ou do enxoval do bebê. Cuidado com o excesso de itens e cores. A mesa precisa combinar e estar em total sintonia com a decoração da festa.

11-Bolo de fraldas

Como em grande parte das comemorações, o bolo é um dos itens principais da decoração. Nesse contexto, uma boa dica para economizar e que é um dos queridinhos dos pais é o bolo de fraldas. Ele traz um charme maior a mesa e ainda é muito prático de ser preparado. Sem contar que pode ser reutilizado, considerando que ele é feito com as próprias fraldas descartáveis que o bebê usará.

bolo-de-fraldas02

Por onde começar: primeiro passo é determinar a quantidade de andares que deseja que o bolo tenha – o qual poderá ter de um a três. Feito isso, separe a quantidade de fraldas utilizadas e a base. Para deixar o bolo mais charmoso, utilize laços, sapatinhos e flores para decorar.

Confira o passo a passo de como fazer bolo de fraldas.

12-Comida do chá de fraldas

A principal dica para ter um chá de fraldas perfeito e barato ´não é economizar na comida e, sim, em optar por alimentos menos elaborados. Para tanto, a escolha do horário é fundamental, por exemplo, o período da tarde, no qual não será necessário servir nenhuma refeição principal, como almoço ou jantar. Você pode disponibilizar quitutes como se fosse um chá da tarde, entre eles: bolos simples de variados sabores, sanduíches e biscoitos.

cha-de-bebe-8

Para beber, invista em sucos, chás, águas aromatizadas e refrigerantes. Você ainda pode sugerir que os seus convidados levem a bebida, o que é bastante comum em alguns tipos de festas.

Ainda não se esqueça das delícias da festa, os docinhos. Simplifique e escolha opções mais fáceis e que agradam a grande maioria, como brigadeiro, cajuzinho e beijinho.

13-Brincadeiras de chá de fraldas

As brincadeiras são bastante comuns durante as comemorações de chá de fraldas. Entretanto, elas podem ou não fazer parte da festa. Com elas, é possível trazer mais diversão e um pouco dinamismo. A dica é propor brincadeiras em que os convidados participem e fiquem entretidos.

Uma boa ideia para o chá de fraldas é pedir a alguns amigos que enviem fotos de quando eram crianças e os futuros pais deverão acertar quem é a pessoa da foto.

Confira algumas brincadeiras de chá de bebê.

14-Lembrancinha de chá de fraldas

Quer um mimo maior do que entregar uma lembrancinha de chá de fraldas no final da festa? Isso mostra o cuidado e o agradecimento com cada um que esteve presente. Porém, vale ressaltar que as lembrancinhas do chá não são uma regra.

A lista de opções é extensa, indo das mais simples as mais elaboradas. Portanto, uma boa alternativa para economizar é a opção feita a mão. Pensando nisso, você pode customizar pequenos potinhos e colocar guloseimas ou o cheirinho do neném dentro.

lembrancinhas-de-cha-de-bebe45

15-Cartão de agradecimento aos convidados

A mensagem de agradecimento aos convidados que participaram da comemoração é mais um cuidado do que uma regra para o chá de fraldas. Para facilitar, você já pode deixar uma mensagem pronta, antes mesmo da festa, e depois enviá-la para aqueles que estiveram presentes. Uma boa dica é enviar a foto tirada com a pessoa durante o chá. Com certeza seus amigos e familiares irão adora!

 

Saiba a diferença entre chá de fraldas e chá de bebê.

3.8/5 - (10 votes)

Deixe um comentário