Chá de Revelação: descubra como contar o sexo do seu bebê!

cha-de-revelacao-descubra-como-contar-o-sexo-do-seu-bebe.jpeg

Já popular nos Estados Unidos, o chá de revelação é uma das novidades que acabou de chegar ao Brasil para as futuras mamães. Basicamente, trata-se de uma festa para revelar o sexo do bebê aos pais, aos familiares e aos amigos e dar início aos preparativos do enxoval e da decoração do quartinho da criança.

Se você ainda não contou para todo mundo essa novidade, o chá de revelação pode ser uma forma divertida, criativa e moderna de responder de uma vez por todas se você espera um menino ou uma menina.

Quer saber mais sobre o que é o chá de revelação e como organizar essa festa? Então continue lendo este post:

Chá de revelação, o que é?

O chá de revelação é uma festa oferecida pelos futuros papais para revelar o sexo do bebê aos familiares e aos amigos. A festa vem se tornando tão importante que muitas vezes substitui os já tradicionais chá de bebê e chá de fralda ou é combinada a eles, ocorrendo tudo em único evento.

De onde surgiu o chá de revelação?

O chá de revelação surgiu nos Estados Unidos em algum momento da última década e já se tornou uma febre entre as futuras mamães. No YouTube, os primeiros vídeos mostrando o momento da revelação do sexo do bebê datam de 2008 — mas o ritual continua extremamente popular até hoje e começou a se espalhar para outros países, incluindo o Brasil.

Como descobrir o sexo do bebê? Quando isso é feito?

Tradicionalmente, o sexo do bebê é revelado no ultrassom, por volta da 18ª–20ª semana, quando o médico consegue afirmar o sexo do bebê, com uma certeza de 90–100%.

Para os papais mais ansiosos, há também o teste de sexagem fetal que analisa o sangue da mãe à procura de DNA do cromossomo Y, um indício de que o bebê é do sexo masculino e que pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação.

Atualmente, surgiu ainda o intelligender. Semelhante ao teste de farmácia para gravidez, o intelligender só precisa de um pouquinho de urina da mãe para tentar identificar o cromossomo Y e dizer se o bebê é do sexo masculino. Mas os resultados são bem menos confiáveis.

Os pais ficam sabendo do sexo do bebê antes ou durante o chá de revelação?

Depende. Na maioria dos casos, o casal entra na brincadeira e só descobre o sexo do bebê junto com os outros convidados da festa. Isso deixa tudo mais divertido e aumenta a emoção da revelação, já que nem os próprios pais sabem a resposta ainda.

Para isso ocorrer, no entanto, é necessário um pouco mais de organização. Dá para eleger algum amigo ou familiar como guardião do segredo e combinar com o médico de contar o sexo apenas para essa pessoa, por exemplo. A partir daí, ela se encarrega de organizar o momento da revelação.

Outra possibilidade é que o médico escreva o sexo do bebê em um papel, coloque-o num envelope e esse envelope seja entregue à confeitaria (para que o bolo seja feito na cor certa, por exemplo) ou a qualquer outro serviço contratado. Dessa forma, nenhum dos convidados sabe o sexo, e não há risco da notícia vazar antes da hora.

Em que fase da gravidez o chá de revelação deve ser feito?

O ideal é organizar o chá de revelação o mais cedo possível, logo após a descoberta do sexo do bebê pelos exames médicos. Dessa forma, dá tempo de planejar o enxoval com cuidado, comprar os móveis, decorar o quarto do bebê e ainda garantir que os familiares e os amigos vão acertar nos presentes.

Assim, a maioria dos chás de revelação são feitos por volta da 20ª semana de gravidez (entre o 4º e o 5º mês), na época que o ultrassom já conseguiu detectar o sexo do bebê.

É necessário escolher o nome do bebê antes do chá de revelação?

Não é necessário, já que muitos pais esperam justamente saber o sexo para reduzir o número de opções e decidir o nome do bebê.

No entanto, é comum também que o casal já tenha escolhido um nome para menina e um nome para menino e aproveitam para usar esses nomes na decoração do chá de revelação e nas lembrancinhas.

(veja: Nomes de bebê: Ideias para meninos e meninas)

Como é feita a decoração do chá de revelação?

Deve-se escolher uma cor que represente as meninas e uma cor para os meninos, sendo rosa e azul bebê a escolha mais comum. Todos os itens de decoração devem se basear nisso, com copinhos, pratinhos, guardanapos, balões e forros de mesa nesses tons.

Para ser mais criativa, compre docinhos rosas e azuis, colora as bebidas, crie crachás e colares para dividir os convidados em “time menino” e “time menina”, ofereça lacinhos e bigodinhos, pendure bolas, bonecas e roupinhas de bebê pelo salão, espalhe ursinhos de pelúcia com macacão e vestidos pelas cadeiras, monte um bolo de fraldas etc.

As lembrancinhas também devem seguir o tema e podem ser personalizadas de acordo com o sexo revelado, contando, por exemplo, qual será o nome do bebê caso os pais já tenham se decidido. Mas nesse caso, é importante que os fornecedores ou o guardião do segredo se responsabilizem completamente pelas lembrancinhas para que a surpresa não seja estragada.

O que servir durante a festa?

Em geral, opta-se por comidas mais típicas de festa de criança, com muitos doces, pipocas e guloseimas, especialmente nas cores tema da festa. A peça principal do chá de revelação costuma ser o bolo, que é decorado com tons neutros do lado de fora — mas conta com um interior rosa ou azul, indicando o sexo do bebê.

Quem deve ser convidado para o chá de revelação?

Alguns papais e mamães preferem manter o momento da revelação mais íntimo e convidar pouca gente, só os avós e os familiares mais próximos para um jantar pequeno. Já outros preferem fundir o chá de revelação ao chá de fralda e convidar todo mundo de uma só vez, fazendo uma festa com até 100 convidados.

Os convidados devem levar presentes para o bebê?

Sim, mas, como eles ainda não sabem o sexo do bebê, pode não ser uma boa ideia pedir roupinhas ou peças do enxoval por enquanto. A melhor opção, nesse caso, é aproveitar a reunião para fazer o chá de fralda e pedir todo mundo para presentear o bebê com esse item que sempre faz falta após o nascimento.

Agora, caso você conte com um programa que monte uma lista de enxoval on-line e que permite que você retire o valor dos presentes em dinheiro, já dá para ganhar algumas roupinhas e peças de decoração sem o risco de desperdício.

Existe alguma brincadeira típica de chás de revelação?

Enquanto todo mundo espera o grande momento da revelação, dá para se divertir com algumas brincadeiras que focam na dualidade “menino × menina”. Além de pedir aos convidados para vestirem rosa ou azul de acordo com o palpite de cada um, divida-os nas duas equipes durante a festa e crie pequenas competições como:

  • criação de listas com a maior quantidade de nomes de bebês com tal letra;
  • bingo com palavras relacionadas ao universo dos bebês;
  • tentativas de acertar quanto mede a barriga da mamãe;
  • desenhos de como será o rosto do bebê;
  • adivinhações de “quem é esse bebê?” com fotos de pessoas famosas e familiares;
  • entre outros.

Vale ainda criar um quadro de apostas, descobrir se mais gente acha que é menina ou menino e premiar as pessoas que acertarem com uma lembrancinha especial.

Como é feita a grande revelação?

Normalmente, a revelação é feita quando o bolo é cortado e, no seu interior, a massa ou o recheio é rosa ou azul, indicando o sexo do bebê. Dessa forma, a mamãe e o papai compartilham a notícia imediatamente com os amigos e familiares e todos celebram a descoberta.

Outra possibilidade é substituir o bolo por cupcakes individuais distribuídos para cada convidado e combinar de todos darem uma mordida ao mesmo tempo para descobrirem se o interior é rosa ou azul.

Para quem não quiser usar comida para a revelação, há ainda a opção de usar balões de hélio dentro de uma caixa: os balões são previamente colocados na caixa e, na hora da revelação, a tampa é removida e os balões rosas ou azuis sobem pelo ar.

Dá também para escolher uma roupinha de menina e uma de menino e pedir ao vendedor da loja para embrulhar de acordo com o que está escrito dentro do envelope entregue pelo médico e, no dia da festa, desembrulhar a peça na frente dos convidados.

Outras opções são raspadinhas com a resposta, pinhatas com balões e confetes coloridos e tiro ao alvo com balões cheios de tinta.

E se forem gêmeos?

Se forem gêmeos, o bolo pode ter camadas ou recheios de cores diferentes, com cada uma delas representando um dos bebês, ou podem ser usados dois bolos diferentes, criando dois momentos de revelação.

 

E então, o que você acha sobre o chá de revelação? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe um comentário e compartilhe as suas opiniões e questões com a gente!

Aproveite e saiba tudo sobre a preparação do chá de bebê!


Dica: Fazer o Chá de Revelação Online ou o Chá de Bebê Online ajuda a ganhar mais presentes e você ainda pode resgatar os presentes em dinheiro para comprar o que deseja.

Chá de Revelação: descubra como contar o sexo do seu bebê!
Média 5 de 5 (100%), de 3 avaliações

Receba dicas sobre Chá de Bebê no seu email!

3 Comentários

  1. Pingback: Chá de Bebê: O Guia Completo para fazer o seu! - Chá de Bebê - EuNenem.com

  2. Pingback: Chá de Bebê: Tudo o que você precisa saber para fazer o seu! - EuNenem.com - Chá de Bebê Online

  3. Pingback: Conheça 8 tipos de Chá de Bebê diferentes e encante seus convidados - EuNenem.com - Chá de Bebê Online

Deixe um Comentário