Début do bebê: entenda o que é o chá de apresentação e organize o seu

Quando um bebê está prestes a chegar, não somente os pais administram a ansiedade para conhecê-lo, mas também, a família e os amigos, os quais desejam ver de perto quanto antes o recém-nascido.

Recebê-los ainda na maternidade pode não ser ideal. A felicidade dos pais não impede com que eles fiquem cansados nos primeiros dias de vida da criança. Sem contar, que o próprio bebê ainda estará se adaptando ao mundo exterior.

Pensando nessa situação, um tipo de evento tem ganhado popularidade entre as mamães: o chá de apresentação do bebê ou Début do Bebê. Nele, é possível apresentar o recém-nascido a várias pessoas importantes da sua vida ao mesmo tempo.

O chá de apresentação também é conhecido como début do bebê. O termo francês não tem nada de complicado, o qual quer dizer “início” ou “estreia”. Foi dele que surgiu a palavra “debutante”, por exemplo, comum para se referir às meninas de 15 anos que ganham uma festa para “se apresentarem como mulheres” à sociedade.

No caso dos bebês, o sentido de estreia é mais verdadeiro ainda, já que é a primeira vez que ele vai ser visto por muitos parentes e amigos.

Neste artigo, você irá conhecer os detalhes de um chá de apresentação perfeito para inaugurar em grande estilo a chegada da nova estrela da família. Continue a leitura e saiba mais!

debut-do-bebe-entenda-o-que-e-o-cha-de-apresentacao-e-organize-o-seu.jpeg

Por que fazer um chá de apresentação?

Compartilhar a alegria do nascimento de uma criança com a família é um desejo natural dos pais. Felicidade fica melhor quando é dividida, não é? Mas na prática, as primeiras semanas após o parto são mais delicadas, quando você ainda está se adaptando ao novo arranjo familiar e aprendendo a lidar com o bebê — mesmo se não for o seu primeiro filho, cada criança acaba sendo diferente.

Especialmente para a mãe, o período depois do parto precisa ser de tranquilidade. Entre 6 e 8 semanas, o corpo da mulher ainda está no que chamamos de puerpério, que é o tempo médio necessário para a recuperação. Esse período ainda vem acompanhado do início da amamentação e dos cuidados com o bebê — além de vários novos cuidados com a casa.

É normal que parentes e amigos queiram conhecer o bebê e, claro, passar um tempo com os pais também. Com isso, provavelmente, você receberá várias ligações de pessoas querendo marcar um horário para o encontro, o mais rápido possível.

Por mais que você deseje encontrá-las, lembre-se que o mais importante nesse momento é a sua relação com o bebê. Por isso, não é falta de educação adiar as visitas para quando a família já estiver mais adaptada à chegada do recém-nascido.

Fazer um chá de apresentação é uma solução festiva para essa questão. Com a criação de um evento com data e horário definidos, fica bem mais fácil reunir todas as pessoas queridas de uma vez e em um ambiente mais agradável a todos.

Quando o début do bebê deve ser feito?

Não há regra para o período do début. Entretanto, o chá de apresentação normalmente é feito depois de 30 dias do nascimento. O essencial é fazê-lo em um momento em que os pais se sintam mais confortáveis com o dia a dia junto ao recém-nascido.

A iniciativa de fazer o début pode partir tanto dos pais quanto dos familiares mais próximos, que acompanham mais de perto o cotidiano da família. O ideal, principalmente se os pais forem os responsáveis pelo evento, é já deixar tudo planejado antes do parto, para terem o mínimo de preocupação possível quando o bebê chegar.

cha-de-apresentacao02

Outra dica é já deixar um texto preparado antes mesmo do nascimento da criança para enviar por e-mail ou por mensagem de celular à família e aos amigos.

No texto, deixe espaços em branco para preencher com as características do bebê quando ele nascer, como peso e altura.

Deixe a lista de contatos preparada e envie a mensagem assim que puder após o parto.

Aproveite esse espaço para explicar, com gentileza, que os pais e a criança precisam de um tempo para se adaptar à nova rotina. Ah, e já vale usar a própria mensagem para enviar o convite para o chá de apresentação!

Como preparar o evento?

Como em qualquer festa, existe uma série de detalhes que você deve prestar atenção. Uma diferença dos preparativos dessa celebração para os do chá de bebê – realizado quando a mãe ainda está esperando a criança – é o conforto do recém-nascido, que deve ser levado em consideração em todos os momentos.

Continue a leitura e confira nossas dicas para preparar o melhor chá de apresentação:

Decoração

O mais comum, e geralmente o mais confortável, é fazer o evento na sua própria casa. Lembre-se que não é exatamente uma festa, mas um encontro.

cha-de-apresentacao

Uma boa ideia para decoração é seguir o padrão do quarto do bebê. Vale usar as mesmas cores e até desenhos parecidos com os do papel de parede.

Se a sua ideia for realçar o ambiente familiar, a decoração não precisa ser muito chamativa. E cuidado com o excesso de flores: o bebê pode ser alérgico!

Uma aposta interessante para os enfeites de mesa é criar peças com as primeiras fotos do bebê. Elas também podem ser usadas nas lembrancinhas.

cha-de-apresentacao03

 

Cuidados com o bebê

Ele é o centro do encontro, mas isso não significa que precisa passar o tempo inteiro entre os convidados. O mais indicado é mudar o mínimo possível a rotina da criança. Por isso, o melhor é deixá-la tranquila no quarto. E, em vez de levá-la para passear entre os visitantes, convidá-los a entrar no quarto do bebê. É uma boa oportunidade, inclusive, para mostrar esse ambiente que você criou com tanto carinho.

Não é frescura pedir aos visitantes que limpem bem as mãos e retirem os sapatos antes de entrar no cômodo. Esse é um cuidado básico e, com certeza, não vai ser malvisto. Basta pedir com gentileza.

Lembre-se também que, apesar do clima de comemoração do evento, a música não pode ser muito alta, para não incomodar o bebê.

O que esperar

No chá de bebê ou no chá de fraldas, é usual fazer uma lista das peças de enxoval que os convidados devam levar. Já no chá de apresentação, presentear é uma escolha dos visitantes, e não precisa haver especificações do que dar.

Também é comum que muitas pessoas queiram carregar um pouco o bebê no colo. Isso não chega a ser um problema, desde que as pessoas se lembrem da higienização e, claro, respeitem a disposição do recém-nascido.

O principal é a satisfação em apresentar o bebê para as pessoas mais queridas na vida dos pais.

 

Gostou das dicas? Então compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude mais pais a planejar o chá de apresentação perfeito!

Aproveite e confira também como preparar um chá de bebê dos sonhos!

Début do bebê: entenda o que é o chá de apresentação e organize o seu
5 (100%) 4 votes