Itens essenciais de higiene para o enxoval de bebê

hora-do-banho

Entre os inúmeros itens necessários para compor o enxoval de bebê, existem alguns produtos que são especificamente para a higiene pessoal do pequeno que não podem ficar de fora. Quando esse tema é abordado, o primeiro item que vem a cabeça de todos os pais, principalmente, os de primeira viagem, é a banheira. Posteriormente, sabonete, toalha, kit higiene bebê e por aí vai. Sobretudo, esses não são os únicos produtos que o bebê precisará quando o assunto for higiene.

Além de itens para o banho, o bebê utilizará produtos para higiene bucal e pessoal. Pensando em todos esses detalhes para esse momento tão importante, separamos um guia especial com os itens essenciais do enxoval de bebê para a higiene do pequeno.

Confira o que iremos abordar no texto:

– Dicas sobre a higiene bucal;
– O que é essencial no momento do banho;
– Produtos para a higiene pessoal do bebê;
– Lojas para comprar itens de higiene para o bebê.

Higiene bucal

bebe-escovando-dente

Os cuidados com a higiene bucal devem começar antes mesmo dos primeiros dentes darem sinal. Nos recém-nascidos, os pais podem usar uma gaze ou até mesmo a fraldinha de pano umedecida com água filtrada para limpar os resíduos do leite, passando, de forma delicada, pela parte interna das bochechas, gengiva e língua. Algumas mães ainda indicam uma solução higienizadora infantil para usar junto à gaze ou à fraldinha em vez da água morna.

A partir do sexto mês, quando, normalmente, começam a aparecer os primeiros dentes, um novo item será essencial para essa higienização, a dedeira. Como os bebês ficam bastante incomodados com o nascimento dos dentes, existem pomadas que aliviam um pouco a dor. O produto deve ser passado diretamente na gengiva e várias vezes ao dia.

Ainda para aliviar as dores dos dentes que estão nascendo, o mordedor aparece como item fundamental, o qual ajuda o bebê a coçar a gengiva e acalmá-lo. No mercado, existem opções de mordedores que podem ser levados à geladeira e ficam com o toque mais refrescante para o bebê.

bebe-mordedor

Somente depois do primeiro ano que a escova de dente entra em cena. Ela deve ser macia e, a partir dessa fase, a higienização deverá ser feita também com uma pasta de dente sem flúor.

Banho

O banho é um dos momentos mais gostosos tanto para os pais quanto para o bebê, proporcionando uma interação entre a família. Portanto, é importante criar um ambiente aconchegante e quentinho para o neném, pois ele também poderá servir como uma alternativa para tranquilizar o pequeno e até mesmo ajudar a aliviar as dores das cólicas.

banho

Para o banho do bebê, o primeiro item da lista, e que será extremamente útil, é a banheira. É importante que no momento da compra, os pais procurem uma banheira que seja compatível ao tamanho do boxe do banheiro da casa. Vale lembrar que ainda será necessário um espaço para as manobras da pessoa que irá dar o banho e um local para colocar os itens que serão necessários para esse momento, os quais devem ficar em fácil acesso. A banheira poderá ser com ou sem pé, ficando a critério dos pais. Por outro lado, a banheira com o pé acaba sendo mais prática, evitando que a pessoa que for dar o banho no bebê não tenha que ficar agachada e evite, assim, possíveis dores nas costas.

A recomendação é que a banheira fique no boxe para evitar possíveis bagunças, pois o bebê acaba brincando com a água e a espalhando por todo o lado.

Algumas mães ainda recomendam a banheira portátil, com o material em plástico, pela praticidade de poder ser esvaziada e guardada, sem ocupar muito espaço. Além disso, ela pode ser levada com facilidade em uma viagem ou para passeios. Por outro lado, ela não possui as laterais muito firmes, nas quais o bebê poderá se apoiar e deixar a água sair da banheira, fazendo um pouco de bagunça.

Para a hora do banho, ainda existe a opção do ofurô ou o famoso banho no balde, o qual ajuda o bebê relaxar e ficar tranquilo devido ao seu design. Descubra os benefícios do banho de ofurô para o bebê.

bebe-balde

O termômetro de banheira e a rede de banho ainda podem auxiliar nesse momento, porém, algumas mães os colocam como um dos itens menos utilizados no enxoval de bebê.  O termômetro tem a funcionalidade de medir a temperatura da água com precisão. Como alternativa, os pais podem utilizar a mão ou o antebraço para sentir a temperatura da água. A dica é sempre pensar na temperatura ideal da água para você, caso ela esteja de acordo com o que você gostaria, provavelmente, ela também estará boa para o bebê.

Já a rede de banho, ela possui a função de segurar o bebê na banheira, como um apoio para as costas, o deixando mais firme. Como opção para substituí-la, o pequeno pode se apoiar em um dos braços da pessoa que estiver dando o banho e com o outro braço, ela pode lavar o neném.

A toalha de banho não pode ficar de fora. A recomendação é que sejam adquiridas pelo menos três delas, pois os bebês podem acabar as sujando, fazendo xixi, por exemplo, logo depois que saem do banho. Portanto, é sempre bom ter algumas a mais, caso tenha necessidade. Toalhas com capuz são mais recomendadas por manterem a cabeça do bebê protegida enquanto os pais o secam. Assim, o cabelo e as orelhas já vão secando naturalmente com a toalha e eles ficam protegidos contra o vento. Hoje, possuem vários tipos de toalhas com capuz em forma de animais, as quais deixam o bebê ainda mais fofo na saída do banho. Confira os 6 itens mais charmosos do enxoval de bebê.

higiene-pessoal

Dica: as toalhas possuem tamanhos diferentes. É importante que no momento da compra os pais verifiquem esses tamanhos e não comprem todas elas no tamanho pequeno, pois o bebê acabará as perdendo mais rápido.

O sabonete líquido – com dosador para facilitar o banho – deve possuir uma fórmula hipoalergênica e recomendada para bebês. Ele será utilizado em todo o corpo, inclusive como xampu. Especialistas, em geral, indicam produtos neutros e a base de glicerina, os quais evitam possíveis reações alérgicas.

O ideal é que o banho seja iniciado pela cabeça do bebê, por uma questão de higiene. O ambiente deverá estar quente, com portas e janelas fechadas, para evitar que o pequeno sinta frio.

O momento do banho ainda deve ser extremamente divertido para o bebê. Diante disso, os pais podem disponibilizar alguns brinquedos para o pequeno se distrair e se divertir. Esses acessórios podem começar a fazer parte do banho a partir do quarto mês, quando o bebê já está um pouco maior e já consegue interagir e brincar. O ideal são os brinquedos de plástico e/ou borracha, os quais são mais fáceis de secar e não estragam.

banho-bebe

Dica de ouro: um banho morno um pouco antes do horário do bebê dormir ajuda a acalmar o pequeno, o que contribui para que ele tenha uma boa noite de sono. Saiba os erros e acertos comuns sobre a hora de dormir do bebê.

Higiene pessoal

Alguns produtos são essenciais e recomendados pela maioria das mães e especialistas para comporem a lista de enxoval de bebê no quesito higiene. Independente da faixa etária do pequeno, seja recém-nascido, seja com um ano de idade, ele demandará os cuidados especiais.

bebe-banho

1. Kit higiene.

O kit higiene é um conjunto de itens para auxiliar nos momentos de higiene do bebê, como troca de fraldas ou até mesmo para curar o umbigo. Ele é composto por dois potes com algodão e cotonetes cada, uma garrafa térmica com água morna e um pequeno pote para colocar a água morna.

Especialistas recomendam o uso apenas de água e algodões para a limpeza do bebê. O lenço umedecido deve ser utilizado apenas em momentos esporádicos, como passeios.

Saiba mais sobre o kit higiene, indispensável em qualquer enxoval.

kit-higiene

2. Gaze.

Até, em média, a 14ª semana, a gaze será muito utilizada para curar o umbigo do bebê. Depois desse período, ela continuará um item fundamental, considerando que é usada para higiene bucal do pequeno.

3. Fraldas descartáveis.

A fralda descartável é o produto mais utilizado do enxoval de bebê. Desde o momento em que o bebê nasce, ele já começará a usar a fralda.

Dica de ouro: como a pele do bebê é muito sensível e ele ainda não possui o sistema imunológico completamente formado, eles acabam sendo mais suscetíveis a manifestações de alergias e irritações. Diante disso, algumas marcas de fraldas descartáveis podem provocar alergias. Como, normalmente, os pais fazem um chá de fraldas e ganham muitos pacotes, uma boa opção para evitar o desperdício e até mesmo ser mais assertivo é optar pelo chá de bebê virtual. Nesse caso, amigos e familiares utilizam a plataforma para comprar fraldas e outros itens para o enxoval e os pais depois retiram o dinheiro para comprar os itens.

baby-diaper

Assim não há desperdício e os pais podem adquirir mais produtos depois que o bebê nascer. Outra facilidade do chá de fraldas online é que os pais não precisarão arrumar um local para estocar os vários pacotes de fraldas.

4. Pomada para prevenção de assaduras.

Todos os bebês precisam de pomadas para prevenir assaduras. Normalmente, elas são utilizadas logo em seguida da troca de fraldas ou depois do banho. É importante seguir a recomendação do pediatra quanto a marca e a composição.

Veja as dicas de itens para o enxoval que bebês usarão até os 3 meses.

5. Kit com escova e pente de cabelo e cortador de unha.

Esses kits são ótimos e muito utilizados pelos bebês. As escovas servem para arrumar o cabelo do pequeno sempre que necessário e a tesoura de unha, sem ponta, para aparar as unhas. É importante que os bebês fiquem com as unhas sempre curtinhas para não se arranharem e também por higiene.

kit-care

6. Termômetro.

Hoje, o mercado possui vários modelos de termômetros, desde os tradicionais, de mercúrio, aos digitais, que podem medir a temperatura pela testa, por exemplo. Alguns pais recomendam este último pela praticidade. Por outro lado, algumas mães ainda optam pelo de mercúrio, pela precisão e eficiência.

7. Aspirador nasal.

O aspirador nasal, realmente, dividi a opinião dos pais. Alguns dizem que ele é um dos itens menos utilizados no enxoval de bebê e podem ser substituídos por cotonetes. Em contrapartida, outros alegam que ele é extremamente útil quando o bebê está gripado e é necessário descongestioná-lo. Eles afirmam que o aspirador tem um efeito muito positivo, sugando todo o catarro e dando alívio ao bebê.

aspirador-nasal

8. Seringa pequena.

A seringa dosadora é necessária para aplicar algum remédio, tornando o momento mais fácil, pois com ela é possível colocar o líquido direto na boca do bebê, sem lambanças e desperdício de remédio, ao contrário da utilização de copinhos de remédios.

9. Lenço umedecido.

Os lenços umedecidos são importantes para limpar os pequenos nos momentos de passeios, quando é necessário trocá-los e não é possível o acesso ao kit higiene. Eles funcionam como facilitadores nesse momento. O ideal é que eles sejam usados apenas em passeios. Em casa, opte pelo algodão e a água morna.

lenço

Ainda existem vários tipos de lenços umedecidos, cada um com uma funcionalidade. Um dos mais interessantes e práticos para os pais – principalmente os que têm bebês bastante novinhos – terem na bolsa e levarem em passeios são os específicos para limpar as chupetas. Muitas vezes a chupeta acaba caindo no chão e não há nenhum lugar ou forma de limpá-la. Esse lenço entra em cena exatamente para isso, com uma composição diferente a dos lenços tradicionais. Para limpar a chupeta, é necessário possuir o lenço umedecido específico para isso, não é qualquer um deles que pode ter essa funcionalidade.

Algumas mães ainda indicam os lenços umedecidos específicos para limpar o nariz do bebê, com uma composição mais suave. Eles são mais macios e não ressecam o nariz do pequeno, ideais para usar quando o bebê estiver gripado.

Veja como montar um perfeito enxoval de bebê.

Lojas para comprar itens de higiene para o bebê

Para ajudar ainda mais a compor a sua lista de enxoval de bebê, separamos algumas lojas que você pode adquirir os itens essenciais para a higiene do bebê:

Kit Higiene Bebê

kit-higiene

Veja o produto na loja Bebê Store.

Mordedor

mordedor

Veja o mordedor na loja das Americanas.com

Aspirador Nasal para Bebê

aspirador-nasal-bebe

Veja o produto na loja Tricae.

Toalha de banho bebê

toalha-de-banho-bebe

Veja o produto no Elo7.

Termômetro

termometro-bebe

Veja o produto no Bebê Store.

Banheira para bebê

banheira-dobravel-bebe

Veja a banheira no Bebê Store.


Aproveite a oportunidade e confira todos os nossos artigos sobre chá de bebê!

Dica: Fazer o Chá de Bebê Online ou o Chá de Fraldas Online ajuda a ganhar os itens de higiene e você ainda pode resgatar os presentes em dinheiro para comprar o que precisa.

Itens essenciais de higiene para o enxoval de bebê
Média 5 de 5 (100%), de 4 avaliações

Receba dicas sobre Chá de Bebê no seu email!

2 Comentários

  1. Pingback: 5 Formas de aliviar a cólica do bebê - EuNenem

  2. Pingback: Descubra os benefícios do banho de ofurô para o bebê - EuNenem

Deixe um Comentário