Nos primeiros meses de vida, o bebê não precisará de nenhum objeto para se alimentar. A sua dieta será limitada apenas ao leite materno. Alguns nenéns acabam tendo problemas de amamentação e precisam largar o peito antes da hora, precisando, dessa forma, das mamadeiras desde cedo.

baby-eating

O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa até o sexto mês, inclusive água suficiente para hidratá-lo.  A partir dessa faixa etária, os pais já podem começar a introduzir alguns alimentos na dieta do pequeno. O ideal é que esses alimentos sejam mais pastosos ou líquidos, pelo menos até o oitavo mês. Vale reforçar que o leite materno deve ser mantido, alguns especialistas recomendam até os dois anos de idade.

Com essa nova dieta, alguns produtos serão essenciais para auxiliar a alimentação do bebê e podem ser incluídos na lista de enxoval de bebê – confira como montar uma perfeita lista de enxoval de bebê.

1. Mamadeira

Ela não é somente para o leite, mas também para água e chás. O ideal é ter pelo menos duas mamadeira de cada tamanho, uma com a capacidade menor e outra com uma capacidade maior. O bico da mamadeira é removível e ele é definido pela faixa etária do bebê. A indicação são quatro bicos de cada tamanho.

 

mamadeira

2.Escova de mamadeira

Serve para limpar, de forma mais precisa, a mamadeira e o bico dela.

mamadeira-escova

3.Esterilizador de mamadeira

Como o próprio nome já diz, ele é um instrumento prático para esterilizar a mamadeira. Muitas mães indicam pela praticidade, porém, ele pode ser substituído pelo método tradicional, que consiste em ferver a mamadeira em água quente. Veja os 10 itens menos utilizados no enxoval de bebê.

esterilizador

4.Tigelas com tampa

Elas são utilizadas para guardar algum lanchinho para o bebê e até mesmo colocar uma quantidade do leite em pó, quando for sair com o pequeno.

tigelas

5.Colher

Logo quando começar a introduzir alguns alimentos, as colheres pequenas, rasas e de silicone são as mais recomendadas. Depois os pais podem ir variando de acordo com a necessidade, escolhendo colheres de outro materiais e até mesmo mais fundas.

A quantidade é pelo menos três itens de cada modelo.

spoon-

Dica: abuse das cores vibrantes para chamar a atenção do bebê.

6.Prato e ou potinhos

Ter pelo menos dois pratos ou potinhos fundos é o recomendado para a alimentação do bebê. O potinho pode substituir o prato e vice-versa.

prato

Dica: algumas mães indicam pratinho com ventosa embaixo, para evitar que o bebê pegue o prato e faça alguma lambança.

7.Paninho de boca

Esse item pode auxiliar tanto para limpar a boquinha do bebê na hora da alimentação quanto para limpar alguma bagunça.

Saiba todas as diferenças entre os vários tipos de paninhos.

panod-boca

8.Babador

Eles são ótimos para evitar lambanças na roupinha na hora da alimentação. A recomendação é pelo menos três deles com um tecido mais resistente, que não deixe nada vazar para a roupinha, como o babador de silicone, o qual inclusive é prático para limpar e evitar bagunças. Alguns deles ainda possuem uma bolsa para ajudar a segurar farelos e comidinhas que possam cair (veja na foto).

bib

Veja os 6 itens mais charmosos do enxoval de bebê. O babador é um deles.

9.Copos de água, suco ou chá

Eles são normalmente uma transição entre a mamadeira e os copos, ainda possuem bicos e, normalmente, alças. Eles são chamados de copos de treinamento, os bebês usam normalmente quando já conseguem segurar objetos.

bebe-copo

10.Porta alimento térmico

Esse item serve para manter líquidos e papinhas aquecidos. Eles são, normalmente, utilizados em casos de passeios.

pote-termico


No EuNeném você cria sua  lista de enxoval de bebê com produtos de qualquer loja. Pode compartilhar sua lista com amigos e familiares e ganhar presentes durante toda a gravidez. Experimente agora!

Você também vai gostar destes conteúdos: