O segundo trimestre de gravidez – incluindo as 14 semana de gravidez – costuma ser o mais prazeroso para algumas mulheres, já que sentem menos os impactos dos típicos sintomas da gestação. Acompanhar a gravidez semana a semana é fundamental para entender as naturais reações do corpo e como o bebê está se desenvolvendo.

Esse texto – continuação da Gravidez semana a semana: 13 semanas de gestação – tem o objetivo de informar sobre a evolução da gravidez e a formação do bebê.

gravidez-semana-a-semana14

Sintomas de gestação

Nesse estágio da gravidez, você pode perceber que o seu intestino está um pouco mais preguiçoso que o normal, tendo, inclusive, quadros de prisão de ventre.

Pode culpar os hormônios! Eles são os principais culpados dessa sensação. Com o aumento dos níveis de progesterona e estrogênio no seu corpo, o músculo uterino fica mais relaxado, diminuindo, consequentemente, os movimentos intestinais.

Pequenas mudanças nos seus hábitos, tanto alimentares quanto físicos, podem auxiliar no funcionamento normal do seu intestino. Portanto, evite alimentos ricos em açúcar, gorduras e frituras. E aposte na ingestão de fibras e não se esqueça de beber muita água. O exercício físico também pode ser um ótimo aliado nesse momento.

Emoções e comportamentos

O segundo trimestre é marcado pela calmaria e a queda da ansiedade e do nervosismo. Grande parte dos sintomas de gravidez foi embora e a mulher passa a se sentir mais confiante e segura sobre o seu novo papel, de ser mãe.

Nessa fase, o seu corpo também já se adaptou melhor com o aumento da produção hormonal, o que favorece essa sensação de mais tranquilidade.

Mudanças no corpo

O seu útero já está do tamanho de um abacate e sua barriga já começa a mostrar mais presença.

Ainda faltam alguns meses para o bebê nascer, entretanto, o seu corpo já começa a produzir o colostro – um líquido transparente e amarelado que antecede o leite. O bebê se alimentará dele nos primeiros dias de vida.

Desenvolvimento do bebê

O seu bebê está do tamanho de um limão siciliano, com 9 cm de comprimento da cabeça ao bumbum. A cada semana ele se desenvolve um pouco mais.

Agora, o seu corpinho começa a crescer em uma velocidade maior que a cabeça, buscando a harmonia natural do corpo. Os pelos também começam a surgir. Uma pequena pelugem na cabeça já representa os primeiros aspectos do cabelo e as sobrancelhas também já conquistam o seu espaço. O corpo do bebê possui uma fina pelagem, que desaparece antes mesmo dele nascer.

O bebê também já possui alguns movimentos, como chupar os dedos e franzir a sobrancelhas.

Mudanças na rotina

É fundamental que a mulher ingira a quantidade correta de nutrientes durante a gravidez, por meio de uma alimentação balanceada. Isso garante uma gestação saudável.

O ferro é um nutriente essencial, principalmente para o desenvolvimento do bebê e a produção de hemoglobina – a quantidade de sangue no corpo da gestante aumenta praticamente 50%, portanto, é necessário produzir mais hemoglobina.

Diante disso, é importante ter um acompanhamento com um nutricionista e conferir a necessidade de suplementação. A carência do ferro pode ocasionar baixo peso do bebê e a um tipo de anemia que pode levar ao parto prematuro.

O ferro é encontrado na carne vermelha, verduras verde-escuras, tofu, castanha de caju, cereais integrais, entre outros.

O que você não deve fazer

As massagens são ótimas aliadas para auxiliar no alivio da tensão, do inchaço e das dores indesejadas no corpo – principalmente nas costas. Entretanto, algumas delas podem não ser indicadas durante a gravidez. Portanto, é essencial a autorização do médico, bem como fazer alguma massagem somente após o primeiro trimestre de gravidez.

É fundamental também buscar um estabelecimento conhecido e com profissionais especializados em atender gestantes.

14 semanas: Lista de atividades

  • Tenha uma dieta saudável, acompanhada por um nutricionista;
  • Exercite-se;
  • Aproveite essa fase para descansar e relaxar.

 

Confira a próxima semana: Gravidez semana a semana: 15 semanas de gestação.

Gravidez semana a semana: 14 semanas de gravidez
5 (100%) 2 votes

Recommended Articles