A sua gestação aos poucos vai avançando. Chegando na 5º semana é importante que saiba algumas informações sobre esse período e continue acompanhando a sua gravidez semana a semana.

Esse é o segundo texto – continuação do Gravidez semana a semana: 4 semanas de gravidez –  de uma série de conteúdos que acompanharão a evolução da sua gravidez a cada semana.

teste-de-gravidez

Sintomas de gravidez

Nessa fase, os típicos sintomas de gravidez podem se manter, como o enjoo e um sono quase incontrolável. Pode ser que ainda surjam dores nas costas e cólicas. É essencial que você busque descansar nesses momentos.

Emoções e comportamentos

É comum também que as emoções estejam a flor da pele. Você pode sentir, até mesmo, uma insegurança e muitas dúvidas, estando diretamente relacionado a esse novo papel na sua vida, o de ser mãe.

Fique tranquila! Esses sentimentos são mais normais que você imagina. Além disso, você ainda terá um bom tempo para se preparar e receber o bebê da melhor maneira possível.

Mudanças no corpo

Nessa fase, você ainda não irá notar muitas mudanças no seu corpo. Em algumas mulheres, os seios já aumentam de tamanho e pode ser que os mamilos fiquem um pouco mais escuros, devido à produção hormonal.

Os pequenos sangramentos também são comuns, assim como nas 4 semanas de gravidez.

Desenvolvimento do bebê

Nesse período, seu bebê está do tamanho de uma pequena semente de laranja. O coração – que já bate de forma descoordenada – e os rins já começam a se desenvolver.

O seu bebê já está recebendo os nutrientes essenciais através do cordão umbilical e da placenta.

O tubo neural, o qual liga a medula espinhal ao cérebro, começa a se fechar. Para tanto, a alimentação composta pela suplementação do ácido fólico é fundamental.

A substância evita defeitos congênitos no tubo neural e a conhecida espinha bífida, quando o tubo neural é formado incorretamente e a medula espinhal não se fecha por completo.

A gestante que estiver insegura com a saúde do seu bebê ainda pode solicitar ao seu médico alguns exames especiais, os quais podem analisar mais profundamente o feto.

Atualmente, um exame que detecta anormalidades já está na lista de cuidados com a gestante, sendo ele o exame de translucência nucal, feito pelo ultrassom.

Mudanças na rotina

É fundamental se alimentar bem durante toda a gravidez e ter um acompanhamento de um profissional, evitando, assim, a falta ou excesso de nutrientes. Isso ajuda também a regular o peso e manter mãe e bebê saudáveis.

As refeições devem ser leves e frequentes, normalmente, de 3 em 3 horas. A ingestão de líquido tem que ser constante e pode ajudar inclusive a combater o cansaço e as náuseas.

O ácido fólico e a vitamina C ajudam bastante nessa fase de desenvolvimento do bebê. Portanto, invista em alimentos como laranja, goiaba, brócolis, hortaliças verdes e leguminosas.

Não se esqueça de lavar bem os alimentos antes de consumi-los.

O que você não deve fazer

Fuja das atividades estressantes e dos exercícios físicos em excesso. Tente relaxar o corpo e a mente e busque uma atividade física que seja prazerosa. Ela será uma importante aliada durante toda a gravidez.

5 semana: Lisa de atividades

  • Tenha uma alimentação saudável, rica em vitamina C e ácido fólico;
  • Combata as dores nas costas e cólicas com um banho relaxante ou tirando um tempinho para descansar;
  • Faça uma atividade física leve e com recomendação médica;
  • Não fume ou tome bebidas alcoólicas;
  • Tente relaxar a mente para lidar com as emoções. Meditação e yoga podem ser boas alternativas.

Confira as transformações do seu corpo e o desenvolvimento do bebê no conteúdo de gravidez semana a semana: 6 semanas.

Aproveite para se informar sobre os tipos de ultrassom.

Você também vai gostar destes conteúdos: