Em cada etapa da sua gestação, o seu bebê se desenvolve um pouco mais e ocorrem diferentes reações no seu corpo. Saber mais e esclarecer dúvidas sobre cada um desses momentos é fundamental, acompanhando a gravidez semana a semana.

Pensando exatamente nisso, esse é o terceiro texto – continuação do Gravidez semana a semana: 5 semanas de gravidez – de uma série de conteúdos que trazem informações sobre cada fase da gestação.

gravidez-semana-a-semana04

Sintomas de gravidez

Nessa fase, os sintomas de gravidez praticamente se mantêm. O cansaço, ocasionado principalmente pelo aumento da progesterona no organismo, e o sono parecem não ter fim.

E os enjoos matinais são terríveis, não é mesmo? Eles são comuns nesse primeiro trimestre de gestação e a grande maioria das gestantes tem esse sintoma. Por mais que seja difícil, é essencial que você não deixe de se alimentar e busque a orientação de um nutricionista para tentar amenizar as náuseas.

Os seios também podem ficar mais sensíveis ou com uma sensação de formigamento. Isso acontece devido ao aumento do fluxo sanguíneo.

Há ainda algumas mulheres que não sentem nenhum dos sintomas de gravidez durante toda a gestação. Uma maravilha!

Emoções e comportamentos

Os hormônios estão a mil no seu corpo e suas emoções também.  É muito comum ficar mais emotiva, principalmente, nesse primeiro trimestre, quando acontecem muitas mudanças em todo o seu corpo e na sua vida.

Tente relaxar e descansar o máximo possível e não se esqueça de praticar atividades físicas, as quais podem ajudar a regular um pouco o emocional.

Mudanças no corpo

As mudanças no seu corpo ainda são bastante sutis nesse período. Os seios podem já estar visivelmente um pouco maiores, além de doloridos, como já falamos anteriormente.

A barriga ainda não apresenta nenhum sinal de gravidez. Mas fique tranquila! Seu bebê já está se desenvolvendo.

Desenvolvimento do bebê

O seu bebê está do tamanho de uma semente de romã. O coraçãozinho aos poucos cresce e bate ao ritmo de 150 batimentos por minuto – se comparado ao de um adulto, seria mais ou menos o dobro. E o seu… Até parece bater mais rápido, não é mesmo? <3

O coração começa a se dividir nas câmeras e criar os seus tubos. Pequenas dobras começam a se formar e o embrião já se parece um pouco mais com um bebê. Agora, há uma grande cabeça com pontinhos pretos que indicam o nariz e os olhos. A estrutura das orelhas já aparece e os braços e pernas se formam, lembrando pequenos botões.

Mudanças na rotina

Mesmo com os enjoos, é fundamental ter uma boa dieta nessa fase e durante toda a gravidez. Portanto, não deixe de se alimentar e não fique muito tempo sem comer.

Aproveite também para se render ao sono que está sentindo. Tire pequenas sonecas durante a tarde e busque descansar bastante e relaxar.

Aborto espontâneo

Esse é um tema muito delicado. Mas, importante de ser tratado também nesse período.

Abortos espontâneos acontecem em 15 a 20 por cento das gestações e a sua maioria nos primeiros três meses. Não é incomum que isso já tenha acontecido com muitas e de maneira alguma isso tira a dor do que é passar por essa experiência.

A formação do bebê é um fenômeno bastante complicado e durante esse processo pode acontecer algum erro, inclusive na configuração cromossômica, e ocasionar no aborto espontâneo.

Por essa razão, alguns casais optam por esperar esse primeiro trimestre de gestação passar para contar a novidade para amigos e familiares.

Importante: É comum ter pequenos sangramentos nessa fase. Mas, caso ele venha de uma maneira intensa, é importante buscar uma orientação médica.

O que você não deve fazer

As recomendações continuam as mesmas: nada de se exceder nos exercícios ou praticar alguma atividade física sem a orientação do seu médico.

Não fique também muito tempo sem se alimentar, isso pode contribuir para as sensações enjoo e mal estar.

6 semana: lista de atividades

  • Fique de olho na alimentação e não fique muito tempo sem comer, inclusive pela manhã. A alimentação logo ao se levanta pode ajudar a combater o enjoo matinal;
  • Beba muita água, chás e outros líquidos;
  • Pratique alguma atividade física, com a recomendação do seu médico;
  • Procure um sutiã com uma boa sustentação para ajudar a diminuir as dores nos seios;
  • Descanse bastante e relaxe.

Confira a próxima fase: gravidez semana a semana: 7 semanas de gestação.

Você também vai gostar destes conteúdos: