Na hora de planejar o chá de bebê, muitas dúvidas costumam surgir: O que servir? Quem convidar? Que brincadeiras podem ser feitas para divertir os convidados? Como organizar a lista de presentes? Mas uma das primeiras decisões que você deve tomar é a de definir a data e o horário ideal para o chá de bebê.

Não existe uma regra geral de quando deve ser feita essa comemoração — cada gestante vai demonstrar uma preferência diferente. Porém, é aconselhado agendar o evento por volta da 30ª semana (entre o sétimo e oitavo mês) da gestação. No início da gravidez a barriga ainda não aparece, e no final você estará mais cansada e introspectiva.

Para escolher o dia da semana e o melhor horário para reunir os amigos, os familiares e receber alguns presentinhos para o bebê, confira algumas dicas e estilos de comemoração que podem servir de inspiração!

Brunch

Brunch é o nome dado a uma refeição que combina o café da manhã e o almoço, e pode ser uma ótima opção para um chá de bebê econômico e descontraído. Ele normalmente começa por volta das 10 horas da manhã e termina no início da tarde.

O cardápio deve incluir frutas frescas, sucos e petiscos leves. Aposte em sanduíches, omeletes, torradas, pães diferentes, patês e até tortas e tapiocas.

Esse tipo de comemoração é perfeito para os dias mais quentes e pode ser uma boa opção para gestantes que têm mais energia no período da manhã.

Almoço

Organizar um chá de bebê na hora do almoço pode ser uma alternativa prática e saborosa que agrada mesmo os convidados mais exigentes.

Uma grande vantagem desse horário é que, mesmo quando feito durante a semana, permite que os convidados que trabalham possam comparecer, ainda que não possam ficar até o final.

No cardápio podem entrar massas, carnes leves e saladas. Uma sobremesa caprichada encerra o chá em grande estilo!

Chá da tarde

Considerado por muitas gestantes o horário ideal para o chá de bebê, o chá da tarde é, inclusive, o horário mais comum para esse tipo de evento. No cardápio podem entrar panquecas, sanduíches, salada de frutas e bolos simples.

Não se esqueça de fazer uma seleção de chás para agradar seus convidados: camomila, melissa, hortelã, maçã e erva cidreira são apenas algumas das muitas opções que podem ser servidas no seu chá de bebê.

Uma dica: é sempre bom ter pelo menos uma variedade de chá gelado, especialmente nos dias mais quentes.

Coquetel noturno

Se você prefere marcar o chá de bebê durante a semana, uma dica é organizar uma noite de fraldas, pois o período noturno normalmente oferece mais disponibilidade dos convidados. Outra vantagem é que, com a iluminação adequada, a noite pode render fotos belíssimas como lembrança do evento.

Se você não quiser oferecer um jantar, podem ser servidos canapés, aperitivos e finger foods — alimentos em pequenas porções, que dispensam talheres e louças, como espetinhos, mini quiches e salgadinhos.

Para beber, junto com a seleção de drinks, que tal incluir uma opção sem álcool para que você possa aproveitar?!

 

Sabemos que é difícil encontrar um horário ideal para o chá de bebê que contemple todos os convidados. Nesse sentido, fazer um chá de bebê online pode facilitar a participação de todos, inclusive daqueles que não poderão comparecer pessoalmente, mas fazem questão de presentear o bebê que vai chegar!

E quando o bebê resolve surpreender a todos e vir ao mundo antes da hora? Nada impede que você receba seus convidados acompanhada do homenageado! Contudo, nesse caso, o horário ideal para o chá de bebê é aquele que não atrapalha a sua nova rotina, especialmente com relação ao sono e à amamentação.

Independentemente do estilo de comemoração que você preferir, o importante é preparar com antecedência e curtir cada momento desse dia tão especial para você e seus convidados!

Gostou das nossas dicas para preparar um chá de bebê inesquecível? Então compartilhe este post nas redes sociais para que outras futuras mamães tenham acesso ao nosso conteúdo!

Você também vai gostar destes conteúdos: