Lista de Chá de Bebê: como fazer uma lista perfeita e simples

De todos os momentos da maternidade, o chá de bebê ou chá de fraldas é um dos mais importantes, por ser a oportunidade perfeita para reunir amigos e familiares para celebrar a chegada do pequeno.

cha-de-bebe-eunenem-09

Entre todos os detalhes, um ponto essencial é o preparo da lista de presentes do chá. Ela auxilia na organização e preparo de tudo que o bebê precisará até a sua chegada. E vamos combinar, é muita coisa!

Para tentar facilitar um pouco, separamos algumas dicas para montar uma lista de chá de bebê simples e prática. Separamos também alguns produtos que não podem faltar na sua lista.

Chá de bebê

No momento de iniciar a lista do chá de bebê, surgem muitas dúvidas, como a quantidade de fraldas, tamanho e tipo de roupas, sem contar os acessórios necessários para o pequeno. Dessa maneira, a primeira coisa a se pensar é se o chá de bebê será físico ou virtual.

As duas opções trazem muitas vantagens e, na verdade, uma não anula a outra. Os pais podem, perfeitamente, optar por fazer um evento físico e criar uma lista online para o chá de bebê.

Assim, os familiares ou amigos que morarem em outras regiões também terão a possibilidade de participar desse momento pelo chá de bebê virtual. Além disso, essa alternativa ainda facilitará para todos os convidados, os quais poderão presentear por meio do chá de bebê virtual.

cha-de-bebe-virtual-05

Chá de Fraldas

As fraldas são um dos pontos fundamentais de qualquer chá, considerando que elas serão um dos itens que o bebê mais gastará, principalmente, nos primeiros meses. Diante disso, vale a pena escolher boas marcas de fraldas e tamanhos variados.

Close up of baby grabbing feet

Para facilitar, separamos uma tabela com a quantidade de fraldas utilizada, normalmente, para cada tamanho, segundo o site da Pampers:

Tamanho RN | Para bebês de 0 a 20 dias | Peso: 2 a 4,5 kg
Quantidade de fraldas por dia: 8

Tamanho XP/RN+ | Para bebês de 20 a 40 dias | Peso: 3 a 6 kg
Quantidade de fraldas por dia: 7

Tamanho P | Para bebês de 2 a 4 meses | Peso: 5 a 7,5 kg
Quantidade de fraldas por dia: 6

Tamanho M | Para bebês de 5 a 10 meses | Peso: 6 a 9,5 kg
Quantidade de fraldas por dia: 5

Tamanho G | Para bebês de 11 a 20 meses | Peso: 9 a 12,5 kg
Quantidade de fraldas por dia: 5

Tamanho XG | Para bebês de 21 a 26 meses | Peso: 12 a 15 kg
Quantidade de fraldas por dia: 4

Tamanho XXG | Para bebês de 26 meses em diante | Peso: + 14 kg
Quantidade de fraldas por dia: 4

Caso o chá de fraldas seja físico, vale a pena separar os tamanhos de fraldas por convidados, para não correr o risco de ganhar muitas fraldas de um só tamanho e poucas de outros.

cha de-bebe-fralda-02

Dica de ouro: normalmente, nesses eventos se ganha pilhas e pilhas de pacotes de fraldas e acaba sendo um pouco complicado o estocar elas. Uma boa dica é utilizar o chá de bebê online. Por ele, os pais conseguem retirar os presentes em dinheiro e não têm problema com estoque de produtos. Além disso, é muito comum que bebês tenham alergias a certos produtos, o que pode acontecer com uma marca específica de fraldas. Diante disso, comprar as fraldas aos poucos acaba sendo uma ótima alternativa.

Roupas para a lista de chá de bebê

As roupinhas também são pontos fundamentais para compor a lista do chá de bebê. Primeiro ponto é escolher os tipos de roupa de acordo com a época do ano que o pequeno irá nascer. Por exemplo, caso o bebê nasça no inverno, serão necessários mais mantas, casacos e roupinhas de mangas longas. Para a estação mais quente do ano, vale a pena investir em cueiros leves e roupas de manga curta.

cha-de-bebe-roupa-01

Outro ponto importante para se pensar são os tipos de roupinha de acordo com o crescimento do pequeno. Para bebês muito novinhos, o ideal são os bodies e roupas fechadas embaixo. No caso das blusas abertas, como os pequenos se mexem muito, a roupinha acaba subindo. Portanto, vale a pena acrescentar tamanhos maiores para blusas abertas e, nos primeiros meses, investir nos tamanhos pequenos para os bodies.

Itens essenciais para o chá de bebê: higiene

Ao montar a lista do chá de bebê é importante acrescentar alguns itens essenciais, os quais envolvem também a higiene do pequeno.

Falando nisso, o kit higiene é um dos pontos fundamentais, pois ele auxilia nos momentos de trocas de fraldas ou, até mesmo para curar o umbigo. Ele é composto por potes – para guardar algodão e hastes flexíveis – e uma garrafa térmica – para água morna. A cada troca de fralda esses itens serão essenciais, bem como a pomada para assaduras, a qual deve ser recomendada pelo médico.cha-de-bebe-kit-higiene01

Para a higiene diária, toalhas, termômetro, escova, cortador de unha, aspirador nasal e lenços umedecidos também são extremamente importantes.

Ainda é necessário colocar outros itens, como shampoo, óleo, sabonete, saboneteira, hastes flexíveis, algodão e gaze.

Itens essenciais para o chá de bebê: alimentação

A partir do 6º mês, é usual que os pais já comecem a introduzir outras comidinhas na dieta do pequeno, além do leite materno. Com isso, é importante separar na lista do chá de bebê alguns itens para alimentação. Entre vários acessórios, é importante colocar: mamadeira, escova de mamadeira, esterilizador de mamadeira, tigelas com tampa, colheres, pratos, potinhos, paninho de boca, babador, copos de água e suco e porta alimentos.

cha-de-bebe-comida-01

Lista simples de chá de bebê

Para facilitar, listamos alguns produtos essenciais para montar uma lista de chá de bebê simples e bastante usual.

cha-de-bebe-eunenem-11

– Fralda RN (2 pacotes)
– Fralda P (10 pacotes)
– Fralda M (10 a 20 pacotes)
– Fralda G (10 a 20 pacotes)
– Pomadas para assaduras (6 caixinhas) – é importante pedir uma indicação médica para esse item
– Termômetro (1 item)
– Escova para cabelo
– Cortador de unha
– Banheira
– Toalhas (5 itens) – opte por opções com capuz. Deixa o pequeno mais quentinho e ajuda a secar os cabelos.
– Sabonete (2 itens)
– Shampoo (2 itens)
– Talco (2 itens)
– Hastes flexíveis
– Algodão
– Gaze
– Fralda de pano (10 itens)
– Lenço umedecido (4 pacotes)
– Babador (6 itens)
– Mamadeira (2 itens)
– Escova de limpar mamadeira (1 item)
– Esterilizador de mamadeira (1 item)
– Pratos, potes e colheres (pelo menos 2 item de cada)
– Copos de água e suco (2 itens)
– Chupeta (2 itens)
– Prendedor de chupeta (2 itens)
– Mordedor (2 itens) – no mercado, há opções que podem ser colocados na geladeira e ficam geladinhas. Quando os dentes do bebê começarem a crescer, elas serão ótimas alternativas.
– Brinquedos para banho (2 itens)
– Chocalho (2 itens)
– Cueiro (2 itens)
– Manta (2 itens) – opte por opções antialérgicas
– Body de manga curta e longa – se o bebê for nascer em uma estação mais fria, peça mais opções de manga longa.
– Calças e mijões
– Macacões
– Casaquinhos
– Meias
– Luvas
– Almofada para amamentar
– Protetor de seios

Independente de como seja o seu chá de bebê – online ou físico -, esses itens não podem ficar de fora da sua lista, eles serão essenciais para o pequeno e, até mesmo, para as mães.

 

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais com outros pais. Dicas são sempre bem-vindas!

Quer saber mais dobre Chá de Bebê, confira este artigo completo:

O EuNenem.com ajuda os pais a preparar a lista e ganhar mais presentes no Chá de Bebê.

Lista de Chá de Bebê: como fazer uma lista perfeita e simples
Média 4.8 de 5 (95%), de 4 avaliações

Receba dicas sobre Chá de Bebê no seu email!

Deixe um Comentário