O que servir no Chá de Bebê

Nenhuma festa está completamente perfeita sem as delícias dos comes e bebes! Não é mesmo? Sabemos que esse também é um momento de dúvida entre as mamães, que normalmente se perguntam sobre o que servir no chá de bebê ou chá de fraldas. Mas afinal, qual o cardápio perfeito para o chá?

Pensando em ajudar um pouquinho nessa hora da escolha das comidas e bebidas e, até mesmo, da quantidade ideal de cada item, separamos algumas dicas essenciais para não escorregar no momento da definição do cardápio para o chá de bebê.

Nesse post, você encontrará:

 Escolha do cardápio de acordo com o horário do chá de bebê

O primeiro ponto a se pensar antes de escolher o cardápio é no horário do chá de bebê. As comidas e bebidas podem variar conforme o período que a festa for realizada.

Manhã: entre 10h e 11h, vale a pena servir um brunch, uma espécie de café da manhã com almoço, sendo um lanche mais completo. Portanto, aqui valem pães, queijos, bolos, frutas, frios, omeletes, tortas, canapés e salada.

cha-de-bebe-o-que-servir11

Almoço: se o chá pegar bem esse momento da refeição, é importante servir um cardápio que sustente mais os convidados, pois, provavelmente, nenhum deles terá almoçado. A dica é servir um único prato para facilitar, como uma massa, e colocar alguns petiscos de entrada. Tortas salgadas com salada também são ótimas opções.

Tarde e noite: esse horário, normalmente, é preferência entre as mamães. Nele dá para servir um lanche mais leve e variado, com salgados, petiscos e doces. Se achar necessário, sirva porções pequenas de comida já em tigelas e pratinhos, como escondidinhos ou ainda minipizzas.

Chá de bebê o que servir

As opções de comidas e petiscos são extensas e para todos os gostos. Para te ajudar, separamos algumas boas opções para você servir e tornar o seu chá de bebê incrível e delicioso.

cha-de-bebe-o-que-servir04

Aperitivos e petiscos: tomate com muçarela de búfula no palito, canapés variados, frutas no palito, frios no palito.

Sanduíches: eles podem ser com os mais variados tipos de pães – baguetes, sírio, francês, de forma, ciabatta – e com diversos recheios – os patês são ótimos para deixar o sanduíche mais saboroso. Não se esqueça de pensar em uma opção vegetariana.

cha-de-bebe-o-que-servir09

Salgados: importante pensar em opções fritas, assadas e vegetarianas, como coxinha, rissole de milho e empada.

Fast food: minihamburguer, minipizza, batata frita palito e chips, crepe no palito, entre outros.

Comida saudável: palitos de verduras – como cenoura e pepino – com molho, frutas no palito, sanduíches naturais e salada de fruta.

cha-de-bebe-o-que-servir08

Tortas: podem ser de variados sabores, como frango, palmito e legumes.

Doces: brigadeiros, beijinho, bombons variados, minibombas, cupcakes, popcakes, chocolates e biscoitos decorados.

Bebidas: águas aromatizadas, refrigerantes, sucos naturais e chás são sempre ótimas opções. Se for servir bebida alcoólica, não se esqueça de fazer uma pesquisa de valores antes de comprar. Isso ajuda a ter um chá de bebê barato.

Dica: antes de comprar os itens para preparar as comidas para o chá de bebê, faça uma lista de compras detalhando tudo que será necessário.

Chá de bebê simples o que servir

cardápio também pode ser delicioso e prático e você mesma ainda pode preparar as comidas. Para ajudar, separamos sugestões para você montar os comes e bebes do seu chá de bebê simples:

Bolo salgado: feitos, normalmente, com pão de forma, são excelentes alternativas e ficam uma delícia.

cha-de-bebe-o-que-servir07

Canudinhos crocantes: recheie com patês variados.

cha-de-bebe-o-que-servir05

Sanduiches: minipães recheados com carne desfiada ou frios.

Frutas no palito: práticos, saudáveis e dão uma cor a mais na mesa.

Espetinhos salgados: podem ser com queijo e azeitona ou tomate.

Pães de queijo: podem vir na versão recheada também.

cha-de-bebe-o-que-servir06

Salgados: escolha uma variedade que atenda a diferentes gostos.

Tortas salgadas: são uma delicia e atendem a vários gostos. Algumas opções são frango, palmito e legumes.

Quantidade de comida e bebida ideal para o chá

Calcular a quantidade de comida e bebida para uma festa sempre gera dúvidas, pois envolve o número de convidados e o consumo de cada público. Para facilitar, separamos algumas dicas para evitar que falte ou sobre comida no seu chá.

cha-de-bebe-o-que-servir13

1-Convidados para o chá de bebê

Os tipos e a quantidade de convidados influenciam diretamente no cálculo de comida e bebida para o seu chá de bebê. O primeiro ponto é definir se terá bebida alcoólica e quantas pessoas irão beber. Pessoas que bebem tendem a comer mais petiscos e salgadinhos, ou seja, comidinhas rápidas e com as mãos.

A sua festa terá crianças e idosos? Os dois tipos de convidados consomem menos que jovens e adultos. Dica para calcular o consumo de crianças: duas delas valem por um adulto.

Outro ponto importante é pedir aos convidados que confirmem presença. Assim, você terá a quantidade mais aproximada de quem estará no chá.

2-Quantidade de comida e bebida para o chá de bebê

cha-de-bebe-o-que-servir10

Cálculo geral por pessoa

Salgados: 8
Minisanduíches: 2
Minihamburguer: 2
Minipizza: 2
Minialmoço ou jantar: 1
Saquinho de batata frita: 2
Saquinho de pipoca: 2
Docinhos: 6
Bolo: 1 fatia
Salada de frutas: 1 pote ou 2 palitos
Refrigerante e suco: 500ml
Água: 300ml
Cerveja: 700ml

3-Cardápio simples chá de bebê

Outra dica é evitar um cardápio muito variado para o chá de bebê. Quanto mais opções, maior o interesse dos convidados em experimentar cada variedade de comidinha e, consequentemente, haverá um consumo maior.

cha-de-bebe-o-que-servir12

Opções de bebidas: 2 tipos de refrigerante com opções zero açúcar, 2 tipos de suco com opções light e água. Se for colocar chá, opte apenas por um tipo de suco.
Opções de salgados: 4 a 6 tipos, não se esqueça de variar entre fritos, assados e vegetarianos.
Opções de doces: 4 tipos
Opção de refeição ou minirefeição: 1 tipo (como massa, escondidinho, strogonoff, bobó de camarão, entre outros).

4-Quantidade de bebidas alcóolicas

A quantidade de bebidas alcóolicas depende muito do perfil do seu público. Por outro lado, vamos te ajudar com uma média ideal para o chá de bebê com duração de 4 horas:

Cerveja: 700ml por pessoa
Vinho ou espumante: 300ml por pessoa
Coquetéis: 250ml por pessoa

5-Quantidade de pessoas na equipe de apoio

Para curtir mais o evento, sempre vale a pena chamar profissionais para ajudarem a servir.
Garçom: 1 a cada 15 convidados.

6-Quantidade de itens para o chá de bebê

cha-de-bebe-itensCopo: 3 a 5 (copo de 200ml) por pessoa
Guardanapo: 5 a 10 por pessoa (sem contar os guardanapos servidos junto aos salgados volantes)
Prato e talheres: 2 por pessoa (não deixe de comprar um pouco a mais, 20% do total, como segurança)
Copo de vidro: 2 por pessoa

Saiba como preparar o Chá de Bebê Passo a Passo.

Temas de chá de bebê e cardápio

É interessante pensar também em como harmonizar o cardápio com o tema de chá de bebê. Essa é a hora de investir nos doces decorados e em um belo bolo – se não tiver optado pelo bolo de fraldas – e em todos os detalhes que possam ser personalizados.

cha-de-bebe-o-que-servir01

Comidas: as famosas finger foods – ou comidinhas para comer com a mão – podem vir com plaquinhas e etiquetas personalizadas. Você também pode optar por saquinhos e potes personalizados, para pipoca, por exemplo. Não se esqueça de combinar tudo com o tema de chá de bebê, utilizando os mesmos personagens, ícones e cores.

Doces: cupcakes decorados com o tema de chá de bebê ou que remetam ao universo do pequeno – como mamadeiras, chupetas, entre outros – também são ótimas opções. Invista também em doces nas cores da festa e em formato do tema. Ficarão um charme!

cha-de-bebe-comida07

Bolo: escolha um bolo que combine com o tema da festa e seja ao mesmo tempo delicioso. Os bolos decorados são ótimas alternativas, mas é necessário escolher uma boa confeitaria, experimentar e, até mesmo, ver alguns bolos prontos. Mesmo se tiver optado pelo bolo de fraldas, você ainda pode servir um bolo no seu chá. Escolha uma opção gostosa e, nesse caso, não precisa se atentar a decoração. O bolo poderá ser cortado e servido em pedaços já nos pratinhos para os convidados.

bolo-cha-de-bebe

Biscoitos: biscoitinhos decorados com o tema do chá de bebê também são ótimas escolhas.

Bebidas: você ainda pode personalizar as garrafinhas de água, com adesivos que combinem com o tema da festa e abusar de canudos com estampas fofas.

Veja mais dicas sobre o que servir no chá de bebê ou chá de fraldas, neste vídeo do Seu Jeito Decoração, da Dayane Carvalho:

 

Gostou das dicas? Aproveite e descubra aqui tudo para montar seu chá no guia completo sobre Chá de Bebê.

O que servir no Chá de Bebê
Média 4 de 5 (80%), de 5 avaliações

Receba vídeos e informações para se preparar para o parto!

Deixe um Comentário