Aprenda a Preparar a Casa para a chegada do Bebê em 4 passos

A chegada do bebê é motivo de muita alegria e realização para os pais, mas traz também um pouco de apreensão e preocupação. Afinal, muitas coisas precisam ser preparadas e organizadas para que o bebê seja recebido com todo o conforto, segurança e amor que ele precisa.

A boa notícia é que com organização e planejamento é possível fazer tudo isso, de forma simples e muito gostosa. Lembre-se que é importante curtir cada instante da gravidez, esse momento tão especial na vida do casal.

Nesse artigo elaboramos um 4 passos básicos para que você possa preparar a casa para a chegada do bebê. Acompanhe as nossas dicas!

1. Preparação da rotina

Um novo morador dentro de casa, principalmente um bebê, demanda algumas adaptações importantes de espaço e de rotina.

Pensando nisso, é muito importante fazer algumas mudanças na casa, facilitando o dia a dia e permitindo que vocês concentrem suas energias, sobretudo nos meses iniciais, nos cuidados com o recém-nascido.

É importante, por exemplo, reservar um espaço na cozinha para todos os itens de alimentação do bebê, como mamadeiras, esterilizador, pinça, bicos, etc. Ter tudo à mão, em um local que você já conhece, faz toda a diferença nos momentos mais corridos.

Saiba também que, muitas vezes, familiares e amigos mais próximos querem ajudar e isso pode ser muito bom para você. Acredite: vai faltar tempo para preparar refeições mais sofisticadas, lavar as suas roupas, cuidar da casa. Então, se puder combinar com alguém para ajudar você nesse sentido, aproveite!

2. Cuidados gerais com o ambiente

Uma casa com bebê tem uma dinâmica bem única. Por isso, é preciso aproveitar os meses antes do nascimento para deixar tudo preparado. Para além dos cuidados básicos, como colocar tampas nas tomadas e protetores de quina nos móveis, é importante manter a casa sempre muito limpa, sem poeira, sem cheiros muito fortes, etc.

Lembre-se também que os bebês são extremamente curiosos, portanto, tire do alcance tudo aquilo com o que eles não devem ter contato, como produtos de limpeza e objetos pontiagudos.

3. Organização do quartinho do bebê

O ideal é que o quartinho do bebê esteja pronto algumas semanas antes do nascimento, assim você evita surpresas e qualquer desconforto caso ele chegue antes da data esperada.

Faça a pintura das paredes e dos móveis com bastante antecedência, para que dê tempo do cheiro de tinta sumir por completo antes do nascimento. Outros detalhes, como a compra de uma poltrona de amamentação, a organização da cômoda e do trocador, a arrumação da roupa de cama e a escolha dos itens decorativos e brinquedos, podem ser feitos com mais calma, sem grandes preocupações.

(Veja: Quarto do Bebê: Guia completo do que você precisa saber)

O mesmo vale para o enxoval: vá montando aos poucos, com carinho e muita paciência.

4. Cuidados com os animais de estimação

Quem tem animais de estimação sabe que eles podem ser grandes companheiros durante a gravidez e, depois, quando o novo bebê chegar. Para que o processo corra de forma natural e tranquila para todos os envolvidos, é muito importante preparar os bichinhos para a chegada de um novo companheiro.

Uma boa dica é lavar as cobertas e paninhos do seu cão ou gato com o mesmo sabonete que será utilizado nas roupas do bebê. Assim eles já vão se acostumando com o cheiro. Outro ponto importante: quando a criança chegar, deixe que o animal investigue, descubra, conheça — essa aproximação será o começo de um ótimo laço.

Por fim, esforce-se para dar atenção ao animal mesmo com a chegada do bebê, evitando que ele se sinta abandonado e sozinho.

 

Agora que você já sabe como preparar a sua casa para a chegada do bebê, só falta colocar as ações em prática. Se toda semana você cuidar um pouquinho da sua casa e das transformações que ela precisa, no dia do nascimento já estará tudo pronto para receber o novo membro da família.

Aproveite a oportunidade e confira todos os nossos artigos sobre chá de bebê!

Dica: Fazer o Chá de Bebê Online ou o Chá de Fraldas Online ajuda a ganhar mais presentes e você ainda pode resgatar os presentes em dinheiro para comprar o que precisa.

Aprenda a Preparar a Casa para a chegada do Bebê em 4 passos
4.4 (88%) 5 votes