15 primeiros sintomas de gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez são um alerta de que algo diferente está acontecendo com o seu corpo. O atraso menstrual pode ser um dos principais sinais do início de uma gestação. Entretanto, existem outras reações que também podem indicar que você está grávida.

Muitas vezes, esses primeiros sintomas de gravidez aparecem de maneira bem sutil, confundindo algumas mulheres, já que os sinais são bem próximos aos da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Por isso, o conhecimento do seu corpo e do seu ciclo menstrual é muito importante, para perceber esses pequenos indícios que ele apresenta.

O teste de gravidez caseiro ou o teste de gravidez online não auxiliam na confirmação exata da gravidez. Inclusive, alguns testes caseiros não são recomendados pelos especialistas, por não possuírem fundamentos científicos e, muitas vezes, utilizarem, produtos químicos que podem fazer mal à saúde. Para confirmar a gravidez, o mais recomendado é que se faça um teste de gravidez de farmácia e um exame de sangue, sendo este último ainda mais assertivo no resultado.

primeiros-sintomas-de-gravidez

Os sintomas de gravidez costumam aparecer, normalmente, quando o óvulo fertilizado se implanta na parede uterina. Ou seja, dias depois da fertilização ter acontecido. Por outro lado, é comum que algumas mulheres não tenham nenhum sintoma, mesmo estando grávidas.

Para facilitar, listamos os principais sinais de gravidez:

Menstruação atrasada

A menstruação atrasada é um dos principais indícios de gravidez. Principalmente, em mulheres que costumam ter ciclos regulares.

Caso isso ocorra, vale a pena fazer um teste de gravidez (teste de gravidez de farmácia e exame de sangue) para confirmar a suspeita.

Sangramentos irregulares

É comum que muitas mulheres tenham um escape e o confunda com a aproximação da menstruação. Entretanto, esse pode ser um sinal de gravidez. Em torno de oito dias após a ovulação, é comum ocorrer pequenos sangramentos, como no início da menstruação.

Isso ocorre pelo fato do óvulo fertilizado estar se alojando no endométrio – tecido que reveste toda a parede interna do útero.

Cólicas abdominais

Por conta desse alojamento do óvulo fertilizado no endométrio, além dos sangramentos, você pode sentir algumas cólicas abdominais. O útero, durante a gravidez, passa por constantes alterações, inclusive, aumentando o seu tamanho. Essa mudança pode estimular as contrações uterinas, sendo elas a famosa cólica. Mais ao final da gravidez, essas contrações podem aparecer com mais frequência, sendo uma espécie de treinamento e preparo do útero para o trabalho de parto.

Esse é um dos sintomas que mais se assemelha ao da TPM, o que faz com que algumas mulheres acreditem que estão próximas de ficar menstruadas. Dessa forma, não percebendo que esse pode ser um indício do corpo de que, na verdade, ela está grávida.

Enjoo

O enjoo, normalmente, aparece após algumas semanas da concepção. Em alguns casos, a grávida começa a se sentir enjoada antes mesmo do atraso menstrual.

Ainda não é incomum que algumas mulheres passem por toda a gravidez sem sentir náuseas. Os enjoos não possuem um padrão para aparecer e variam conforme cada pessoa. Entretanto, ele pode se intensificar em momentos que o estômago estiver vazio.

primeiros-sintomas-de-gravidez01

Cansaço e sono

Sabe aquele sono incontrolável, que faz você passar o dia bocejando? Ou ainda, dormindo ao sentar no banco do carro ou antes mesmo de ligar a TV? Esse também é um dos sintomas de gravidez.

Esse sono e cansaço excessivos ocorrem devido à alta concentração de progesterona no organismo da grávida.

Vontade frequente de fazer xixi

Você está indo ao banheiro mais que o usual, inclusive, à noite? Esse pode ser um indício de gravidez.

Em algumas mulheres, essa também é uma das características da TPM, o que pode causar ainda mais confusão para distinguir os sinais do corpo.

Isso ocorre, pois assim que o embrião se aloja no útero, ele começa a produzir o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG).

Alteração no humor

Com uma grande quantidade de hormônios no corpo, é comum que a grávida tenha algumas oscilações de humor, podendo ficar com as emoções a flor da pele e chorar com facilidade.

Esse sintoma também se assemelha muito ao da TPM, quando a mulher costuma ficar mais sensível que o normal.

Alterações no paladar e no olfato

Muitas vezes a grávida passa por uma mudança de paladar e olfato. Ela começa a sentir cheiros que antes não notava e isso pode passar a incomodá-la.

A comida também passa por mudanças, os sabores podem ficar mais intensos, tornando um alimento, que antes ela gostava, não agradável ao seu paladar. O doce pode ficar ainda mais doce, por exemplo.

Além disso, é comum sentir, ao longo do dia, um gosto metálico na boca.

Dor de cabeça

O cansaço e as alterações hormonais, bem como o relaxamento dos vasos sanguíneos, podem provocar fortes dores de cabeça durante a gestação.

Esse sintoma é bastante comum nas primeiras semanas de gravidez e pode se prolongar por toda a gestação. Entretanto, nem todas as grávidas o apresentam.

primeiros-sintomas-de-gravidez02

Acne

As alterações hormonais ainda podem influenciar na aparência da pele de algumas grávidas, fazendo com que elas apresentem acne.

Esse sintoma de gravidez está diretamente relacionado ao excesso de hormônios no corpo devido à gravidez, o qual provoca um aumento na oleosidade da pele.

Espinhas e cravos podem surgir de maneira mais branda ou agravada. Também é comum que algumas grávidas não tenham esse sintoma.

Seios inchados e doloridos

É comum que os seios fiquem mais sensíveis e doloridos durante a gravidez, bem próximo ao que acontece no período da TPM. Entretanto, na gestação, o incômodo pode ser ainda maior.

Desejos alimentares e fome

Durante a gravidez, é bastante comum que a gestante sinta desejos alimentares ou até mesmo aversão a certos alimentos. Inclusive, a vontade de comer pode aparecer em momentos incomuns, como de madrugada, e dar aquela sensação de que você não come a dias.

Inchaço abdominal

Devido ao aumento de hormônios, é comum que, durante a gravidez, haja uma sensação de inchaço abdominal, assim como na TPM.

Bicos dos seios escuros e veias mais aparentes

É normal que durante a gravidez a região em torno do mamilo, a aréola, fique mais escura. Veias aparentes, tanto nos seios quanto em mãos e pés, também podem ser um sinal de gestação.

Esses dois sintomas sozinhos não indicam, necessariamente, gravidez. Porém, associados a outros sinais, são um grande indício de um início de gestação.

Teste de gravidez de farmácia positivo

Um resultado positivo no teste de gravidez de farmácia indica grandes chances de estar grávida, já que ele detecta o hCG no organismo. Esse hormônio somente é produzido durante a gestação e apenas em outros casos isolados e raros na medicina.

Em algumas situações, o teste aparece negativo, mesmo quando a mulher já está grávida. O erro acontece pelo fato da gravidez ainda estar muito recente, logo no início.

 

Se você está sentindo alguns desses sintomas, é importante que faça um teste para comprovar se realmente está grávida. É muito importante que haja um acompanhamento da gestação desde as primeiras semanas.

Está grávida? Saiba como calcular a sua idade gestacional.

4.8/5 - (6 votes)

Deixe um comentário