bebe-soneca

Passados os nove meses de gestação, a experiência do parto, o primeiro contato com o bebê, chega o momento de levá-lo para casa. Nesse contexto, tudo é novo, tanto para o pequeno que está chegando quanto para os pais que terão sua rotina completamente modificada dali para frente.

Assim que o bebê sai da maternidade e vai para a casa, cada minuto do tempo dos pais será dedicado a essa pequena pessoa, que demandará todos os cuidados possíveis e será o centro das atenções. Entre as diversas atividades com o bebê, como amamentação e a higiene pessoal, estão as sonecas e a hora de colocar o pequeno para dormir. E, nestes momentos, não existem pais que não sonhem com uma boa noite de sono para os pequenos e para si mesmos.

O ideal para bebês até três meses  é que eles durmam entre 16 e 20 horas diárias. Nesta fase, os pequenos, normalmente, acordarão, em média, a cada três horas. Ainda assim, existe uma pequena parcela de bebês que terão um padrão de sono mais uniforme, acordando em intervalos maiores do que o normal.

Depois dessa fase, até o primeiro ano do pequeno, o sono passará a ser mais longo e o bebê, provavelmente, dormirá durante toda à noite. Neste período, a média de sono diária é por volta de 14 horas.

bebe-dormindo

Por outro lado, existem algumas adversidades que podem provocar noites mal dormidas, tanto parao bebê quanto para os pais. As famosas cólicas noturnas tiram o sono de qualquer pai e é de cortar o coração, enquanto o pequeno se contorce de dor e dispara seções de choros intermináveis. E elas se prolongam durante longas e exaustivas horas, deixando o bebê estressado e os pais esgotados. Não somente pelas cólicas, alguns bebês também podem ter dificuldades para dormir à noite, como insônias ou um distúrbio chamado parasoníase, em que o bebê tem um sono agitado e acorda confuso. Veja as 5 formas de aliviar a cólica do bebê.

Mas nem tudo está perdido. Existem alguns hábitos e, até mesmo dicas, que podem ajudar o bebê a ter uma boa noite de sono. Para tanto, preparamos um guia com algumas dessas preciosidades. Confira e boa noite de sono!

Veja os tópicos que iremos abordar neste guia:

– Principais erros cometidos pelos pais na hora do bebê dormir;

– Dicas de ouro para o bebê ter uma boa noite de sono;

– Roupinhas ideais para que o bebê durma bem à noite.

Os principais erros na hora de colocar o pequeno para dormir

Fazer com que o pequeno vá para os braços de Morfeu e tenha uma boa noite de sono parece uma tarefa bastante difícil. O pequeno, muitas vezes luta contra o sono. O importante é ensiná-lo, desde novo, o prazer de dormir e que ele pode adormecer sozinho, sem o auxílio de outra pessoa. Especialistas estimam que 40% das crianças enfrentam problemas na hora de dormir.

elefante-bebe

Diante disso, separamos alguns erros básicos e bastante comuns no momento de colocar o pequeno na cama, os quais fazem toda a diferença.

– Não estipular rotinas.

É importante que crianças, em geral, tenham rotinas, pois as repetições as ajudam a lidar com o desconhecido, ao contrário do que muitas vezes acontece com os adultos. Desde pequeno, o bebê deve se habituar às rotinas. Isso contribuirá, inclusive, para que eles entendam a hora de dormir e consigam pegar no sono naquele momento.

Se cada dia houver um horário diferente para dormir, com certeza, a criança terá mais dificuldade para pegar no sono e poderá até mesmo ficar agitada.

– Colocar o bebê muito tarde para dormir.

É comum aos pais que trabalham fora de casa, assim que chegam para ficar com o bebê, queiram passar o máximo de tempo possível com ele. Neste contexto, eles acabam, muitas vezes, deixando os pequenos irem para a cama mais tarde do que deviam e até mesmo atrapalhando a rotina.

Na verdade, segundo a especialista Jill Spivack, autora do livro “The sleepeasy solution” (na tradução livre: Solução simples para dormir), sem versão em português, o fato dos bebês dormirem tarde acaba os deixando mais cansados e influenciando diretamente no sono, os quais acabam tendo dificuldades para dormir e ter uma noite de sono tranquila. Além disso, eles também acordam mais cedo, não descansando o necessário.

sleep

Dica: em geral, as crianças até três anos de idade, precisam de 11 horas de sono à noite. Marque um horário para colocar o pequeno na cama todos os dias e não espere até que ele boceje e se mostre exausto.

– Movimentar o bebê para dormir.

Quais os pais que nunca se pegaram balançando os pequenos no colo ou no carrinho quando eles não conseguem dormir? Ainda há aqueles que colocam a criança no carro e dão uma volta no quarteirão para ver se o pequeno pega no sono. Entretanto, esse artifício somente deve ser usado em último caso, pois quando o bebê dorme em movimento, ele não consegue atingir o sono profundo e até mesmo descansar.

 

– Brincar e/ou deixar o bebê agitado quando ele acordar no meio da noite.

No meio da noite, quando o bebê acordar, é necessário que os pais não façam barulho e/ou brinquem com o bebê, o ensinando que aquele ainda é um momento para dormir. Quanto menos estímulos o bebê receber, mais rápido ele pegará no sono novamente e entenderá que a noite é o momento para dormir.

– Deixar a luz acesa.

A luz apagada ou baixa é importante para criar um ambiente tranquilo para o pequeno repousar. Além disso, ele precisa aprender a diferença entre o dia e a noite. Caso ele acorde, e ainda esteja escuro, ele deve entender que ainda está no período da noite. A luz forte pode acabar atrapalhando essa percepção.

Dica: opte pelo dimmer no quarto ou abajur. Saiba mais sobre iluminação no post Guia completo do que você precisa saber sobre o quarto do bebê.

– Excesso de estímulos para o bebê.

Muitos brinquedos, cores e até mesmo o móbile do berço podem atrair bastante a atenção do pequeno. Porém, ao mesmo tempo, podem deixá-los distraídos e até mesmo acordados por mais tempo que deveriam. Neste caso, a dica é ficar atento ao excesso de estímulo que possam desviar a atenção do pequeno para uma boa noite de sono.

Dicas que podem ajudar o bebê a ter uma boa noite de sono.

Alguns pequenos detalhes, os quais podem até passar despercebidos, podem fazer toda a diferença na hora de colocar o bebê para dormir. Uma boa noite de sono não faz só bem ao pequeno, mas aos pais também.

naninha-bebe

– Rotina pra uma boa noite de sono.

Assim como foi apresentado acima, a falta de rotina pode atrapalhar o sono do pequeno. Por outro lado, a presença dela pode contribuir para o contrário. Banho morno, seguido por uma seção de aconchego com certeza é uma boa dica para acalmar o bebê e pode se tornar uma rotina antes de dormir. Esta é uma recomendação de várias mães que garantem surtir um efeito positivo.

Outras opções são músicas relaxantes ou histórias antes do pequeno ir para o berço. Ou ainda, apenas um bom carinho dos pais, passando a mão pelas costas do bebê e o acalmando.

– Poucos estímulos antes de dormir.

Não deixe o bebê agitado próximo à hora de dormir com brincadeiras ou muita agitação. Outra dica de ouro é retirar os brinquedos do berço e deixá-lo apenas com um, como a naninha (quer saber o que é uma naninha? Confira o post sobre os 6 itens mais charmosos do enxoval de bebê). Isso o ajudará a entender que aquela é a hora de dormir.

sono

– Fique atento aos horários de amamentação.

Da mesma forma que é necessário ter horários certos para dormir, também é importante que os pais criem horário para os bebês se alimentarem. Isso cria uma noção maior de rotina para os pequenos.

Dica: a recomendação é, na medida em que o bebê cresça, as mães comecem adaptar a amamentação, porém, as mantenha sempre um pouco antes da hora de dormir, evitando que o bebê acorde durante a noite para mamar.

– Reconhecer os sinais de cansaço.

Esfregar os olhos, mexer nas orelhas e até mesmo olheiras podem ser alguns indícios que o bebê está cansado e precisa dormir. Até o segundo mês de vida do pequeno, ele não conseguirá ficar acordado por muito tempo, não passando de, em média, duas a três horas por vez. O ideal é colocá-lo para dormir antes mesmo que ele mostre exaustão e ficar sempre atento aos sinais de cansaço. Quando os bebês estão muito cansados, acabam tendo dificuldades para dormir.

– Deixar que o bebê durma no berço.

Essa é uma boa dica para estimular a independência do bebê quanto à presença dos pais. Desde o início o pequeno deve se habituar a dormir sozinho. Dessa forma, ele não ficará assustado ao ficar sozinho no berço e não chamará os pais todas as vezes que acordar.

bebe-berço

– Dedicar a sua atenção total ao bebê na hora de dormir.

A hora de dormir é mais um dos momentos de conexão entre pais e filhos. Os pais devem, portanto, dar o máximo de atenção ao pequeno, além de o acolher nesse instante, tornando o momento aconchegante e tranquilo para o bebê se sentir mais calmo. Ler histórias e cantar músicas são ótimas dicas para tornar o momento ainda mais tranquilo.

Dica: não se esqueça da recomendação de não deixar o pequeno dormir no colo.

– Lugar tranquilo e repousante.

É importante que o quarto do bebê seja um lugar, além de aconchegante, calmo e tranquilo para o pequeno descansar. Iluminação baixa, ausência de barulho e cores pastéis são alguns exemplos que podem influenciar diretamente para que esse espaço seja mais tranquilo e aconchegante.

(veja o guia completo do que você precisa saber sobre o quarto do bebê)

– Brinque e estimule bastante o bebê durante o dia.

É essencial que o bebê perceba a diferença entre o dia e a noite. Isso somente será
possível por meio dos estímulos dos pais. Durante o dia, o bebê deve brincar bastante, com direito a muita diversão e até passeios. Isso o deixará mais cansado e poderá ajudar em uma boa noite de sono.

bebe-brincando

Saiba como escolher os brinquedos ideais para o seu bebê.

As sonecas durante o dia são essenciais, mas o bebê precisa perceber a diferença entre elas e a hora de dormir à noite.

Dica: coloque o pequeno para cochilar em um ambiente que entre um pouco de luz – por exemplo, deixar a cortina um pouco aberta -, isso pode ajudá-lo a perceber a diferença de dormir de dia e à noite.

Roupas ideais para o bebê ter uma boa noite de sono.

Já falamos anteriormente no texto Mito ou Verdade: os bebês sentem mais frio do que crianças e adultos? que os pequenos não devem ser superaquecidos e necessitam se vestir conforme a temperatura do dia. O mesmo se aplica à noite. Se a temperatura estiver quente, o bebê não deverá dormir com blusas e calças de manga longa, isso apenas o fará suar e acabará o deixando irritado, influenciando diretamente no sono.

Caso o dia esteja frio, coloque o pequeno com um pijama mais quentinho. Um body por baixo da roupa e meias são boas estratégias para esquentar o pequeno.

Naninha

Dica de ouro: busque sempre colocar uma roupa macia e bastante confortável no bebê na hora de dormir, para que ele se sinta mais a vontade e, até mesmo, um aconchego na peça. Evite apetrechos, como botões e zípers, que possam incomodá-lo durante a noite ou até mesmo machucá-lo.

Diga adeus às cobertas e aos lençóis

Até o bebê completar um ano de idade, não é recomendado por especialistas que ele durma com cobertas ou lençóis, devido ao risco de sufocamento.

Veja como montar um perfeito enxoval de bebê.


No EuNeném você cria sua  lista de enxoval de bebê com produtos de qualquer loja. Pode compartilhar sua lista com amigos e familiares e ganhar presentes durante toda a gravidez. Experimente agora!

Sono do Bebê: Saiba os erros e acertos comuns sobre a hora de dormir
5 (100%) 1 vote

Recommended Articles